Atalho: 5E829VK
Gostou do artigo? Compartilhe!

Limonada previne cálculos renais, segundo pesquisa do Comprehensive Kidney Stone Center, na Califórnia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Beber limonada é uma das cinco estratégias para prevenir pedras nos rins1, de acordo com Roger L. Sur, diretor do UC San Diego Comprehensive Kidney Stone Center. Além disso, tomar bastante líquido, reduzir a ingestão de sal, de cálcio e das proteínas2 da dieta também ajuda na prevenção.

Os limões têm uma alta concentração de citrato, um inibidor natural da formação de cálculos renais. É a fruta com maior concentração desta substância. Em estudo recente, o Dr. Roger L. Sur mostrou que tomar o equivalente ao sumo de dois limões dissolvidos em dois litros de água diariamente reduz o índice de formação de cálculo3 renal4 de 1,00 para 0,13 pedra por paciente.

Pessoas que já tiveram pedras nos rins1 têm 50% de chance de apresentar a mesma condição uma segunda vez no intervalo de cinco a dez anos.

Fonte: UCSD (University of California, San Diego) - Comprehensive Kidney Stone Center

NEWS.MED.BR, 2010. Limonada previne cálculos renais, segundo pesquisa do Comprehensive Kidney Stone Center, na Califórnia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/58584/limonada-previne-calculos-renais-segundo-pesquisa-do-comprehensive-kidney-stone-center-na-california.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
Gostou do artigo? Compartilhe!