Atalho: 5E0NG2X
Gostou do artigo? Compartilhe!

The Lancet: uma única retossigmoidoscopia flexível, em pessoas entre 55 e 64 anos, permite reduzir a incidência de câncer colorretal em 31% e a mortalidade em 43%

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Artigo publicado no periódico britânico The Lancet investigou a hipótese de que apenas uma retossigmoidoscopia flexível1 entre as idades de 55 e 64 anos possa reduzir substancialmente a incidência2 de câncer3 colorretal e a mortalidade4 por este tipo de tumor5.

O estudo randomizado6 e controlado contou com a participação de pacientes de 14 centros médicos do Reino Unido. Cerca de 113 mil pessoas foram selecionadas para o grupo controle (sem exame) e 57.237 para o grupo da intervenção (com exame). Destas, 112.939 e 57.099, respectivamente, foram incluídas nas análises finais, e 40.674 (71%) fizeram uma retossigmoidoscopia flexível1. Durante o acompanhamento de aproximadamente 11 anos, 2.524 participantes foram diagnosticados com câncer3 colorretal (1.818 no grupo controle e 706 no grupo da intervenção).

No grupo que fez o exame, a incidência2 de câncer3 colorretal foi reduzida em 33% e a mortalidade4 em 43%. Considerando apenas a incidência2 de câncer3 distal7 (no reto8 e no sigmoide9), a redução foi de 50%.

A retossigmoidoscopia flexível1 é um método seguro e prático. Quando oferecido apenas uma vez entre as idades de 55 e 64 anos, confere um benefício substancial no diagnóstico10 de tumores colorretais e na redução da mortalidade4 por estes tumores.

Fonte: The Lancet - Publicação online de 28 de abril de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. The Lancet: uma única retossigmoidoscopia flexível, em pessoas entre 55 e 64 anos, permite reduzir a incidência de câncer colorretal em 31% e a mortalidade em 43%. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/58449/the-lancet-uma-unica-retossigmoidoscopia-flexivel-em-pessoas-entre-55-e-64-anos-permite-reduzir-a-incidencia-de-cancer-colorretal-em-31-e-a-mortalidade-em-43.htm>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Complementos

1 Retossigmoidoscopia flexível: A retossigmoidoscopia flexível possibilita o estudo da mucosa do reto e da parte distal do intestino grosso. É um exame realizado na investigação de sangramentos retais, pesquisa de diarreias, alterações do hábito intestinal, dores abdominais e na detecção e remoção de neoplasias.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
6 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
7 Distal: 1. Que se localiza longe do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Espacialmente distante; remoto. 3. Em anatomia geral, é o mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). Ou também o que é voltado para a direção oposta à cabeça. 4. Em odontologia, é o mais distante do ponto médio do arco dental.
8 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
9 Sigmóide: Segmento do COLO entre o RETO e o colo descendente.
10 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
Gostou do artigo? Compartilhe!