Atalho: 5B6EZQO
Gostou do artigo? Compartilhe!

Genes de bactérias do tubo digestivo humano são decifrados por cientistas em artigo publicado na revista Nature

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Coordenados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica francês (INRA), cientistas decifraram 85% dos genes de bactérias do tubo digestivo humano. O trabalho foi publicado na revista científica britânica Nature.

Os resultados mostram que cerca de mil espécies de bactérias estão presentes normalmente em grande quantidade no intestino humano e que cada indivíduo tem pelo menos 170 espécies bacterianas no intestino. Ao contrário do que era pensado, o ser humano compartilha uma flora intestinal relativamente similar em sua composição.

São 3,3 milhões de genes, 150 vezes mais que o genoma humano. A pesquisa ajuda a estudar os desequilíbrios da flora intestinal, sua interferência na alimentação e na absorção de medicamentos, além de melhorar a compreensão sobre o papel dos microorganismos no sistema imunológico1.

No total, 6.000 funções em cada pessoa constituem o metagenoma2 mínimo necessário para o funcionamento do ecossistema intestinal. Elas abrangem a síntese de vitaminas e aminoácidos indispensáveis ao homem ou à quebra de açúcares complexos importantes para a nossa alimentação. O metagenoma2 foi estabelecido a partir de 124 indivíduos europeus que são representantes de populações nórdicas e mediterrâneas.

O projeto europeu de caracterização genética da flora intestinal humana, o MetaHIT (Metagenomics of the Human Intestinal Tract), lançado em 2008, conta com o apoio de organismos de pesquisa europeus, grupos industriais (entre eles a Danone Research) e institutos de pesquisa francês, dinamarquês e italiano.

 

Fonte: Nature - volume 464, de 4 de março de 2010

 
NEWS.MED.BR, 2010. Genes de bactérias do tubo digestivo humano são decifrados por cientistas em artigo publicado na revista Nature. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/56405/genes-de-bacterias-do-tubo-digestivo-humano-sao-decifrados-por-cientistas-em-artigo-publicado-na-revista-nature.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.

Complementos

1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Metagenoma: É o genoma coletivo de microbiota total encontrada em um determinado habitat.
Gostou do artigo? Compartilhe!