Atalho: 59DQGW6
Gostou do artigo? Compartilhe!

Cerca de 95% das mulheres, aos 30 anos, têm apenas 12% da sua reserva de óvulos e este número cai para 3% por volta dos 40 anos, segundo estudo publicado na PLoS ONE

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores escoceses das  Universidades de St. Andrews e de Edimburgo, na Escócia, analisaram a reserva de óvulos de 325 mulheres inglesas, americanas e europeias. O estudo mostrou que a maioria das mulheres, por volta dos 30 anos, já perdeu quase 90% de seus óvulos.

A pesquisa, publicada no periódico Public Library of Science One (PLoS ONE), avaliou pela primeira vez o declínio e a dinâmica da "reserva dos ovários1" a partir da concepção2. Esta "reserva" refere-se ao número em potencial de óvulos com que uma mulher nasce e que pode produzir até a menopausa3.

As conclusões mostram que 95% das mulheres, aos 30 anos, têm apenas 12% da sua reserva máxima dos ovários1 ainda presente. Este número cai para apenas 3% na idade de 40 anos. Isto reforça a teoria que diz que mulheres nascem com um número fixo de óvulos e esse número vai diminuindo com a idade.

Segundo os pesquisadores, pode existir grande diferença na quantidade de óvulos produzida por cada mulher. Algumas delas apresentam mais de dois milhões de óvulos em suas reservas enquanto outras, que iniciam a menopausa3 mais cedo, têm 35 mil óvulos.

A maioria das mulheres que chegam à menopausa3 em uma média de idade considerada normal, por volta dos 50 anos, apresenta uma reserva de 295 mil óvulos em cada ovário4 ao nascimento.

Este estudo pode ajudar a prever quais mulheres atingirão mais cedo a menopausa3 e quando é necessário congelar óvulos de mulheres que sofrem de câncer5 no ovário4.

Fonte consultada:
PLoS ONE, de 27 de janeiro de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. Cerca de 95% das mulheres, aos 30 anos, têm apenas 12% da sua reserva de óvulos e este número cai para 3% por volta dos 40 anos, segundo estudo publicado na PLoS ONE. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/54470/cerca-de-95-das-mulheres-aos-30-anos-tem-apenas-12-da-sua-reserva-de-ovulos-e-este-numero-cai-para-3-por-volta-dos-40-anos-segundo-estudo-publicado-na-plos-one.htm>. Acesso em: 22 out. 2019.

Complementos

1 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
2 Concepção: O início da gravidez.
3 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
4 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
5 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).

Artigos selecionados

Links selecionados

Gostou do artigo? Compartilhe!