Atalho: 570S4YE
Gostou do artigo? Compartilhe!

Soja reduz mortalidade e recorrência do câncer de mama, segundo estudo publicado no JAMA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade1 e à recorrência2 do câncer3 de mama4. A soja é rica em isoflavonas, compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos.

Os fitoestrógenos agem de maneira semelhante, mas mais fraca que o estrogênio humano. Acredita-se que as isoflavonas presentes na soja tenham potencial efeito anti-estrogênico e inibam enzimas envolvidas em processos de carcinogênese.

Estudou-se uma população de 5042 mulheres que sobreviveram ao câncer3 de mama4 na China. A idade das participantes variou entre 20 e 75 anos. Os diagnósticos foram realizados entre março de 2002 e abril de 2006, com acompanhamento até junho de 2009. Avaliou-se a associação do consumo de soja, após o diagnóstico5 do câncer3 de mama4, com a mortalidade1 total e a recorrência2 deste tumor6.

Os resultados mostram que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade1 e à recorrência2 do câncer3 de mama4. Esta associação foi evidente tanto em mulheres com receptor de estrogênio positivo, como naquelas com receptor negativo, e estava presente tanto nas usuárias de tamoxifen como nas que não usaram a medicação.

Fonte: JAMA, volume 302, número 22

NEWS.MED.BR, 2009. Soja reduz mortalidade e recorrência do câncer de mama, segundo estudo publicado no JAMA. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/52988/soja-reduz-mortalidade-e-recorrencia-do-cancer-de-mama-segundo-estudo-publicado-no-jama.htm>. Acesso em: 22 out. 2021.

Complementos

1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
Gostou do artigo? Compartilhe!