Gostou do artigo? Compartilhe!

Ingestão de iogurte com baixo teor de gordura foi inversamente associada a casos novos de diabetes tipo 2 em estudo publicado pelo Diabetologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O objetivo do estudo, realizado por colaboradores da University of Cambridge School of Clinical Medicine, foi investigar a associação entre a ingestão total de produtos lácteos, o tipo de consumo de produtos lácteos e o risco de desenvolver diabetes tipo 21, usando um diário alimentar.

Dados do estudo EPIC- Norfolk incluindo uma subcoorte aleatória (n=4.000) e os casos incidentes2 de diabetes3 (n=892, incluindo 143 casos no subcoorte) acompanhados por 11 anos entraram nas análises estatísticas. A dieta foi avaliada através de um estudo prospectivo4 de sete dias de diário alimentar. A ingestão total de produtos lácteos (g/dia) foi estimada e classificada em alto teor de gordura5 (≥ 3,9%) e baixo teor de gordura5 (< 3,9%), e por subtipo de alimento em iogurte, queijo e leite. A ingestão de produtos lácteos fermentados (iogurte, queijo, creme de leite) também foi estimada e classificada em alto e baixo teor de gordura5.

Os resultados mostram que a ingestão total de leite, laticínios ricos em gordura5, queijo e produtos lácteos fermentados com alto teor de gordura5 não foram associados ao desenvolvimento de novos casos de diabetes3. A ingestão de produtos lácteos de baixo teor de gordura5 foi inversamente associada ao diabetes3 em análises ajustadas para sexo e idade. Além disso, foi encontrada associação inversa entre diabetes3 e a ingestão de baixo teor de gordura5 de produtos lácteos fermentados e, especificamente, com a ingestão de iogurte em análises multivariáveis ajustadas.

Concluiu-se que a ingestão de produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura5, em grande parte impulsionada pelo consumo de iogurte, foi associada a uma diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 21 em análises prospectivas. Estes resultados sugerem que o consumo de tipos específicos de produtos lácteos pode ser benéfico para a prevenção do diabetes3, destacando a importância dos subtipos do grupo de alimentos para as mensagens de saúde6 pública.

Fonte: Diabetologia, publicação online de 5 de fevereiro de 2014 

NEWS.MED.BR, 2014. Ingestão de iogurte com baixo teor de gordura foi inversamente associada a casos novos de diabetes tipo 2 em estudo publicado pelo Diabetologia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/521552/ingestao-de-iogurte-com-baixo-teor-de-gordura-foi-inversamente-associada-a-casos-novos-de-diabetes-tipo-2-em-estudo-publicado-pelo-diabetologia.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Complementos

1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!