Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de cólon: Bacteroides fragilis pode induzir inflamação que leva ao crescimento de células tumorais no cólon, segundo artigo publicado na Nature Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas americanos exploraram, em estudos com ratos, os mecanismos imunológicos da carcinogênese colônica causada por uma bactéria1, o Bacteroides fragilis enterotoxigênico (ETBF), o qual secreta a toxina2 B.fragilis. Esta toxina2 causa diarreia3 inflamatória, mas também coloniza assintomaticamente várias pessoas. Os resultados indicam que o Bacteroides fragilis tanto toxigênico, quanto o não toxigênico coloniza cronicamente ratos de laboratório, mas apenas o toxigênico causa colite4 e induz a formação de tumores colônicos.

Caso o quê os cientistas viram nos ratos, seja verdade para humanos, a inflamação5 intestinal crônica pode danificar o material genético de células6 colônicas, permitindo o crescimento celular incontrolável e o desenvolvimento de tumores mais precoces e rapidamente progressivos do que sem ter a infecção7 por esta bactéria1.

Pesquisas prévias mostraram que o Bacteroides fragilis enterotoxigênico pode ser encontrado no intestino de 20 a 35% das crianças e dos adultos e em cerca de 40% das pessoas com câncer8 de cólon9.

Este é um novo caminho para estudos sobre as causas do câncer8 de cólon9. Segundo dados do INCA, o câncer8 de cólon9 e reto10 é a terceira causa mais comum de câncer8 no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos.

Fonte: Nature Medicine

NEWS.MED.BR, 2009. Câncer de cólon: Bacteroides fragilis pode induzir inflamação que leva ao crescimento de células tumorais no cólon, segundo artigo publicado na Nature Medicine. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/40378/cancer-de-colon-bacteroides-fragilis-pode-induzir-inflamacao-que-leva-ao-crescimento-de-celulas-tumorais-no-colon-segundo-artigo-publicado-na-nature-medicine.htm>. Acesso em: 21 set. 2019.

Complementos

1 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
2 Toxina: Substância tóxica, especialmente uma proteína, produzida durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capaz de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
9 Cólon:
10 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
Gostou do artigo? Compartilhe!