Hiponatremia em bebês com bronquiolite internados em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica pode estar associada à piora clínica
Um estudo, publicado pelo periódico The Journal of Pediatrics, coordenado por Ricky Luu, do Children's Hospital Colorado, foi realizado para caracterizar a relação entre a hiponatremia1 (sódio sérico <135 mEq/L) e os resultados clínicos em crianças de um mês a dois anos de idade internadas em unidade de terapia intensiva2 pediátrica (UTIP) com bronquiolite.
O estudo de coorte3 retrospectivo4 foi realizado em um único centro envolvendo bebês5 que foram admitidos nesta UTIP entre janeiro de 2009 e abril de 2011. As concentrações de sódio sérico, coletadas nas primeiras 2 horas após a admissão na UTIP, foram anotadas e as associações com os desfechos clínicos foram calculadas. Os participantes eram excluídos se apresentassem diagnóstico6 prévio de doenças crônicas que afetam a concentração inicial de sódio sérico.
Participaram do estudo crianças com bronquiolite (n=102; idade= 10,7 ± 6,7 meses). Vinte e três pacientes (22%) foram diagnosticados com hiponatremia1 dentro de 2 horas após a admissão na UTIP. A mortalidade7 (13% vs 0%, P=0,011), tempo de ventilação8 mecânica (8,41 ± 2 dias vs 4,11 ± 2 dias, P=0,001), tempo de permanência na UTIP (10,63 ± 2,5 dias vs 5,82 ± 2,09 dias; P=0,007) e suporte ventilatório não invasivo (65% vs 24%, P=0,007) foram significativamente diferentes entre os indivíduos com hiponatremia1 vs aqueles sem diminuição de sódio. Não houve diferença no número de pacientes com crises, uso de broncodilatadores9, uso de esteroides, exigência de intubação, uso de oxigênio na alta ou reinternações.
Concluiu-se que os pacientes pediátricos diagnosticados com bronquiolite que apresentam uma concentração de sódio sérico inferior a 135 mEq/L, dentro de 2 horas após a admissão na UTIP, apresentam-se clinicamente pior do que aqueles bebês5 com níveis normais de sódio admitidos em UTIP em condições semelhantes. Um estudo prospectivo10 para avaliar os efeitos da hiponatremia1 parece justificado.
É importante ressaltar que o estudo não levou em consideração a administração de fluidos durante as primeiras 24 horas de internação, o que poderia ter uma influência considerável na variedade de desfechos estudados. E que também não foi levado em conta que a administração pré-UTIP de fluidos hipotônicos pode afetar a incidência11 de hiponatremia1.
Fonte: The Journal of Pediatrics, publicação online, de 5 de agosto de 2013