Gostou do artigo? Compartilhe!

Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

No estudo, os pesquisadores estudaram os efeitos de nutrientes da dieta no comportamento da pressão arterial1. Foram avaliados 4680  indivíduos, com idades entre 40 e 59 anos, da China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Os resultados mostraram que um aumento de cerca de 5% na ingestão de ácido glutâmico (percentual do total de proteínas2 ingeridas) está associado à redução da pressão arterial1. As pressões sistólica e diastólica ficaram mais baixas cerca de 1,5 a 3,0 mmHg e 1,0 a 1,6 mmHg, respectivamente.

Os pesquisadores acreditam que estes achados ajudam a explicar o porquê da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) ajudar na redução da hipertensão3, já que é baseada na ingestão de pouco sal e muitos vegetais, cereais e grãos, os quais também são ricos em proteínas2 vegetais.

A redução é pequena, mas pode causar um grande impacto na saúde4, ajudando na prevenção de doenças coronarianas, acidentes vasculares5 cerebrais e outras doenças cardíacas.

Estes resultados dizem respeito apenas a dietas alimentares ricas em ácido glutâmico. Não foram estudados os efeitos dos suplementos de ácido glutâmico.

Fonte: Circulation de 6 de julho de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/37088/acido-glutamico-pode-ajudar-na-reducao-da-pressao-arterial-segundo-artigo-publicado-na-circulation.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

13/07/2009 - Complemento feito por Jussara
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Sem dúvidas, seguir uma dieta mais vegetariana possivel vai ajudar o nosso corpa a prevenir determinadas doenças, e essa notícia é mais uma prova disso!

09/07/2009 - Complemento feito por maria
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Éh muiTO IMORTANTE ESTAS INFORMAÇOES , PARA QUE POSSAMOS ESTAR ANTENADAS COM O QUE ESTA SENDO DE MAIS MODERNO , INCLUSIVE PARA INFORMAÇÃO , CO NOSSOS PACIENTES ...DIRECIONAR , E REALMENTE INFORMAR , JA QUE ELES NAO TEM ACESSO .....
MUITO BOM , E QUERO QUE ME MANDEM SEMPRE ESTES INFORMATIVOS.......
OBRIGADA!!!!!!!!!! CLARA ANDRADE /NATAL-RN/BRASIL...

09/07/2009 - Complemento feito por pierre
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Nao vamos esquecer que a dieta DASH ajuda, mas tambem os exercicios aerobicos ajudam muito mais.
A ingestao de pouco sal tambem ajuda.

  • Entrar
  • Assinar