Atalho: 6YYPQXO
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vitamina D pode ter um papel importante na redução da glicemia de jejum, insulina e HOMA-IR em pacientes diabéticos tipo 2, como sugere estudo publicado pelo Diabetology and Metabolic Syndrome

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Ao longo da última década, foi relatado que numerosas doenças não-esqueléticas poderiam estar associadas à deficiência de vitamina1 D, incluindo o diabetes mellitus2 tipo2 (DM2). Diferentes estudos forneceram evidências de que a vitamina1 D pode desempenhar um papel funcional na tolerância à glicose3 através dos seus efeitos sobre a secreção de insulina4 e a sensibilidade à insulina4. Este estudo, publicado pelo periódico Diabetology and Metabolic Syndrome, avaliou os efeitos da suplementação5 de vitamina1 D na resistência à insulina6 no DM2.

Cem pacientes com DM2 (70 mulheres e 30 homens), com idades entre 30 e 70 anos, participaram do estudo. Eles estavam em dieta apenas ou em uso de metformina7 como monoterapia ou de metformina7 associada à glibenclamida ou à repaglinida. Os participantes foram avaliados quanto à clínica e a bioquímica. Foram dosadas a insulina4 sérica, a concentração de 25(OH)D e o HOMA-IR8 (Homeostasis Modelo f Assessment - Insulin Resistance). Todas as medições foram realizadas no início e no final do estudo. Os doentes receberam 50.000 unidades internacionais de vitamina1 D3, via oral, por semana, durante oito semanas. Após análises estatísticas, os resultados foram analisados por meio de ensaios descritivos e uma comparação entre as variáveis foi feita, quando apropriado.

Os dados mostraram melhorias significativas na glicemia9 plasmática de jejum, na insulinemia de jejum e nas médias do HOMA-IR8 após o tratamento com a vitamina1 D, sugerindo que a suplementação5 de vitamina1 D pode reduzir a resistência à insulina6 em pacientes com diabetes mellitus2 tipo 2.

Fonte: Diabetology and Metabolic Syndrome, volume 5, de fevereiro de 2013

NEWS.MED.BR, 2013. Vitamina D pode ter um papel importante na redução da glicemia de jejum, insulina e HOMA-IR em pacientes diabéticos tipo 2, como sugere estudo publicado pelo Diabetology and Metabolic Syndrome. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/352844/vitamina-d-pode-ter-um-papel-importante-na-reducao-da-glicemia-de-jejum-insulina-e-homa-ir-em-pacientes-diabeticos-tipo-2-como-sugere-estudo-publicado-pelo-diabetology-and-metabolic-syndrome.htm>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
6 Resistência à insulina: Inabilidade do corpo para responder e usar a insulina produzida. A resistência à insulina pode estar relacionada à obesidade, hipertensão e altos níveis de colesterol no sangue.
7 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
8 HOMA-IR: O cálculo do índice HOMA-IR, do inglês, Homeostatic Model Assessment , é feito com base nas dosagens de insulina e glicemia de jejum e ajuda a determinar o grau de resistência à insulina.
9 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
Gostou do artigo? Compartilhe!