Atalho: 6WLE3TM
Gostou do artigo? Compartilhe!

Consumo de café grego está associado à melhoria da função endotelial, no Ikaria Study, publicado pelo periódico Vascular Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O consumo de café grego fervido, o qual é rico em polifenois e antioxidantes e contém apenas uma quantidade moderada de cafeína, foi associado à melhoria da função endotelial no Ikaria Study, publicado pelo periódico Vascular1 Medicine e desenvolvido por colaboradores da University of Athens Medical School, na Grécia.

A associação entre o consumo de café e as doenças cardiovasculares2 continua a ser controversa. A função endotelial está associada ao risco cardiovascular. Com o objetivo de estudar tal relação, foi avaliado o consumo crônico3 de café e a função endotelial de idosos habitantes da ilha de Ikaria, na Grécia. Não é de hoje que os cientistas já investigam o segredo da longevidade dos oito mil moradores da Ilha de Ikaria, no leste da Grécia, que vivem em média dez anos a mais que a maioria dos europeus e apresentam uma saúde4 muito melhor no final de suas vidas.

A análise foi conduzida em 142 idosos (com idades entre 66 e 91 anos) no estudo denominado Ikaria Study. A função endotelial foi avaliada por ultrassonografia5 medindo a dilatação mediada por fluxo (FMD). O consumo de café foi baseado em questionários sobre frequência alimentar e classificado em consumo “baixo” (< 200 ml/dia), “moderado” (200 a 450 ml/dia) ou “alto” (> 450 ml/dia).

Nos indivíduos que fizeram parte do estudo, 87% consumiam café grego fervido. Além disso, o consumo era:

  • “Baixo” em 40% deles.
  • “Moderado” em 48% deles.
  • “Alto” em 13% deles.

Houve um aumento linear da dilatação mediada por fluxo (FMD) de acordo com o consumo de café ("baixo": 4,33 ± 2,51% versus “moderado”: 5,39 ± 3,09% versus “alto”: 6,47 ± 2,72%, com p = 0,032).

Concluiu-se que o consumo crônico3 de café grego fervido está associado à melhoria da função endotelial em indivíduos idosos, proporcionando uma nova ligação entre a nutrição6 e a saúde4 vascular1.

Fonte: Vascular1 Medicine, publicação online de 18 de março de 2013

NEWS.MED.BR, 2013. Consumo de café grego está associado à melhoria da função endotelial, no Ikaria Study, publicado pelo periódico Vascular Medicine. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/345059/consumo-de-cafe-grego-esta-associado-a-melhoria-da-funcao-endotelial-no-ikaria-study-publicado-pelo-periodico-vascular-medicine.htm>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Complementos

1 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
6 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
Gostou do artigo? Compartilhe!