Atalho: 6RJST43
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dieta cetogênica pode proteger contra estresse oxidativo, em publicação da Science

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As concentrações de acetilcoenzima A e de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+) afetam a acetilação de histonas e, assim, o estado metabólico celular, já que elas são componentes essenciais para a regulação da estrutura da cromatina1 e a atividade transcricional. Esse processo é mediado pelas histonas acetiltransferases (HATs). Por outro lado, a desacetilação, através das histonas desacetilases (HDACs), está relacionada à condensação da cromatina1 e repressão transcricional.

Em estudo publicado pela revista Science, Eric Verdin e colaboradores relataram que corpos cetônicos D-β-hidroxibutirato (βOHB) são inibidores endógenos e específicos da classe I das histonas desacetilases (HDAC). A administração exógena de βOHB; o jejum ou a restrição calórica, condições associadas à abundância de βOHB, aumentam a acetilação das histonas em tecidos de camundongos. A inibição das HDAC pelo βOHB está correlacionada com as alterações globais na transcrição, incluindo os genes que codificam a resistência a fatores de estresse oxidativo Foxo3a e Mt2. O tratamento de células2 com o βOHB aumenta a acetilação de histonas nos promotores de Foxo3a e Mt2, e ambos os genes são ativados pela depleção3 seletiva de HDAC1 e HDAC2. Consistente com o aumento da atividade dos genes Foxo3a e Mt2, o tratamento de camundongos com βOHB conferiu proteção significativa contra o estresse oxidativo.

Corpos cetônicos, tais como o βOHB, são produzidos pelo corpo durante uma dieta prolongada baseada em baixas calorias4 e consumo mínimo de hidratos de carbono, conhecida como “dieta cetogênica”. Embora os corpos cetônicos possam ser tóxicos quando em elevadas concentrações, quando presentes em baixas concetrações podem ajudar proteger as células2 do estresse oxidativo, o qual contribui para o envelhecimento do organismo.

Fonte: Science, publicação online de 6 de dezembro de 2012

 

NEWS.MED.BR, 2012. Dieta cetogênica pode proteger contra estresse oxidativo, em publicação da Science. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/330819/dieta-cetogenica-pode-proteger-contra-estresse-oxidativo-em-publicacao-da-science.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Complementos

1 Cromatina: Também conhecida como cariotina. É a substância constituinte do cromossomo da célula eucarionte e composta de ADN, ARN e proteínas.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Depleção: 1. Em patologia, significa perda de elementos fundamentais do organismo, especialmente água, sangue e eletrólitos (sobretudo sódio e potássio). 2. Em medicina, é o ato ou processo de extração de um fluido (por exxemplo, sangue) 3. Estado ou condição de esgotamento provocado por excessiva perda de sangue. 4. Na eletrônica, em um material semicondutor, medição da densidade de portadores de carga abaixo do seu nível e do nível de dopagem em uma temperatura específica.
4 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
Gostou do artigo? Compartilhe!