Atalho: 6OGTNRP
Gostou do artigo? Compartilhe!

JAMA: polivitamínicos podem reduzir risco de câncer em homens

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Polivitamínicos são usados por pelo menos um terço de todos os adultos nos Estados Unidos. Estudos observacionais não forneceram evidências sobre associações de uso de multivitaminas com a incidência1 geral ou em locais específicos de câncer2 ou com a mortalidade3.

Para determinar se a suplementação4 com multivitaminas, em longo prazo, diminui o risco geral de câncer2 e em locais específicos, entre os homens, foi realizado um ensaio clínico em grande escala, randomizado5, duplo-cego, controlado por placebo6. O estudo é conhecido como Physicians' Health Study II e contou com a participação de 14.641 médicos, do sexo masculino, dos EUA, inicialmente com 50 anos ou mais velhos (média de idade de 64,3 anos) que receberam ou um polivitamínico diariamente ou um placebo6.

Durante um acompanhamento médio de 11,2 (10,7-13,3) anos, havia 2.669 homens com diagnóstico7 de câncer2 confirmado, incluindo 1.373 casos de câncer2 de próstata8 e 210 casos de câncer2 colorretal. Comparado ao placebo6, os homens que tomaram um polivitamínico diariamente tiveram uma redução estatisticamente significativa na incidência1 de câncer2 total (polivitamínico e grupo placebo6, 17,0 e 18,3 eventos, respectivamente, por 1.000 pessoas por ano; P = 0,04). Não houve efeito significativo do polivitamínico no câncer2 de próstata8 (polivitamínico e grupo placebo6, 9,1 e 9,2 eventos, respectivamente, por 1.000 pessoas por ano; P = 0,76), câncer2 colorretal (polivitamínico e grupo placebo6, 1,2 e 1,4 eventos, respectivamente, por 1.000 pessoas por ano; P = 0,39) ou outros tipos de câncer2 em locais específicos. Não houve diferença significativa no risco de mortalidade3 por câncer2.

Concluiu-se que, neste ensaio de prevenção, a suplementação4 diária com polivitamínico reduziu pouco, mas de maneira estatisticamente significativa, o risco geral de câncer2.

Fonte: The Journal of the American Medical Association - JAMA 

NEWS.MED.BR, 2012. JAMA: polivitamínicos podem reduzir risco de câncer em homens. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/323230/jama-polivitaminicos-podem-reduzir-risco-de-cancer-em-homens.htm>. Acesso em: 19 jan. 2020.

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
5 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
7 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
8 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
Gostou do artigo? Compartilhe!