Gostou do artigo? Compartilhe!

Vitamina B12 reduz incidência de defeitos do tubo neural se usada antes da gravidez, segundo artigo da Pediatrics

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Artigo publicado na revista científica Pediatrics mostra que a suplementação1 de vitamina2 B12 pode reduzir a incidência3 de defeitos do tubo neural4 quando a mulher está planejando uma gravidez5, além do já conhecido uso de ácido fólico.

O estudo foi realizado com 1.200 mulheres irlandesas. Amostras de sangue6 foram coletadas e avaliadas ao longo de toda a gestação. Aquelas mulheres com níveis baixos de vitamina2 B12 no organismo tinham cinco vezes mais chances de ter um bebê com malformação7 fetal, principalmente defeitos do tubo neural4, como espinha bífida8 e anencefalia.

As mulheres devem considerar a suplementação1 de vitamina2 B12 e ácido fólico antes de engravidarem, já que as malformações9 fetais ligadas à carência dessas vitaminas costumam surgir nas primeiras quatro semanas de gestação. Os pesquisadores sugerem que sejam mantidos níveis de vitamina2 B12 acima de 300 nanogramas antes que uma gestação se inicie.

Fonte: Pediatrics - Volume 123 - Número 3 de março de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Vitamina B12 reduz incidência de defeitos do tubo neural se usada antes da gravidez, segundo artigo da Pediatrics. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/30008/vitamina-b12-reduz-incidencia-de-defeitos-do-tubo-neural-se-usada-antes-da-gravidez-segundo-artigo-da-pediatrics.htm>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Tubo neural: Estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: romboencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
8 Espinha bífida: Também conhecida como mielomeningocele, a espinha bífida trata-se de um problema congênito. Ela é caracterizada pela má formação no tubo neural do feto, a qual ocorre nas três primeiras semanas de gravidez, quando a mulher ainda não sabe que está grávida. Esta malformação pode comprometer as funções de locomoção, controle urinário e intestinal, dentre outras.
9 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).

Informações selecionadas

Artigos selecionados

Gostou do artigo? Compartilhe!