Atalho: 6K6RO4O
Gostou do artigo? Compartilhe!

Exercício físico reduz o risco de desenvolver câncer de cólon em 25%, segundo artigo do British Journal of Cancer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A revisão de 52 estudos prévios calculou que as pessoas mais ativas têm 24% menos chances de desenvolver câncer1 de cólon2, quando comparadas àquelas menos ativas. A associação entre a prática regular de atividades físicas e menor risco de câncer1 de intestino já é bem conhecida, mas uma estimativa desta associação não havia sido realizada até a presente pesquisa.

O estudo foi publicado no British Journal of Cancer1 e mostra o efeito positivo de atividades físicas na prevenção do câncer1 de cólon2. Levou-se em consideração atividades físicas diversas como trabalhos domésticos, trabalhos manuais, caminhadas ou idas à academia de ginástica.

O câncer1 de cólon2 é a forma mais comum de câncer1 de intestino, uma doença que afeta mais de 36.500 pessoas por ano no Reino Unido, causando 16.000 mortes. Para o Brasil, no ano de 2008, o Instituto Nacional de Câncer1 (INCA) estimou 13 casos novos a cada 100 mil homens e 15 para cada 100 mil mulheres, sendo o câncer1 de cólon2 e de reto3 a terceira causa mais comum de câncer1 no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos.

Os especialistas alertam que metade de todos os tipos de câncer1 são preveníveis com modificações no estilo de vida. E que a manutenção de um peso corporal saudável é um dos melhores caminhos para reduzir o risco de desenvolver câncer1 de intestino ou outros tipos de tumores.
 
Fonte: British Journal of Cancer1 de 10 de fevereiro de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Exercício físico reduz o risco de desenvolver câncer de cólon em 25%, segundo artigo do British Journal of Cancer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/29463/exercicio-fisico-reduz-o-risco-de-desenvolver-cancer-de-colon-em-25-segundo-artigo-do-british-journal-of-cancer.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cólon:
3 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
Gostou do artigo? Compartilhe!