Gostou do artigo? Compartilhe!

NEJM: circunferência da cintura e relação cintura-quadril, além do IMC, predizem risco de morte

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado esta semana na revista The New England Journal of Medicine avaliou a associação entre Indice de Massa Corporal1 (IMC2), circunferência da cintura e a relação cintura-quadril com o risco de morte em 359.387 indivíduos de nove países europeus e concluiu que a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril, além da medida do IMC2, são importantes para avaliar este risco.

Os resultados do estudo European Prospective Investigation into Cancer3 and Nutrition (EPIC) mostram que, durante o acompanhamento de 359.387 indivíduos ao longo de quase 10 anos, 14.723 participantes morreram. O menor risco de falecimento foi observado nos IMCs de 25,3 para homens e 24,3 para mulheres. Após ajustes para o IMC2, a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril estão significativamente associadas à possibilidade de uma pessoa morrer. Quando mais altos os valores encontrados para estas medidas, maior o risco de morte.

Estes dados mostram que tanto a obesidade4 geral, quanto o acúmulo de gordura abdominal5 estão associados ao risco de morte e sugere que a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril, além do IMC2, devem ser usados para avaliar este risco.

Fonte: New England Journal of Medicine de 13 de novembro de 2008

NEWS.MED.BR, 2008. NEJM: circunferência da cintura e relação cintura-quadril, além do IMC, predizem risco de morte. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/26425/nejm-circunferencia-da-cintura-e-relacao-cintura-quadril-alem-do-imc-predizem-risco-de-morte.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
5 Gordura Abdominal: Tecido gorduroso da região do ABDOME. Dela fazem parte as GORDURAS SUBCUTÂNEAS ABDOMINAL e a INTRA-ABDOMINAL

Informações selecionadas

Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

19/11/2008 - Complemento feito por Tereza
Re: NEJM: circunferência da cintura e relação cintura-quadril, além do IMC, predizem risco de morte

Temos como pratica este tipo de avaliação, e acredito que sejam importantes para determinação do perfil epidemiológico de uma população e tambem para avaliar o risco de saúde.
Gostaria de receber esse artigo na íntegra, pois trabalho com avaliação nutricional, sou nutricionista e professora em uma universidade.
Agradeço antecipadamente
Atenciosamente
Tereza Cristina

  • Entrar
  • Assinar