Atalho: 6BWXDU1
Gostou do artigo? Compartilhe!

Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pessoas com história familiar de câncer1 colorretal podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos do consumo de álcool. Estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência2 de câncer1 de cólon3, especialmente entre aqueles com história familiar da doença.

Os estudos prospectivos Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-Up Study tiveram a participação de mulheres e homens, respectivamente. O consumo de álcool foi avaliado durante um acompanhamento de 26 anos, em 87.861 mulheres, e de 20 anos, em 47.290 homens. Foram documentados 1.801 casos de câncer1 de cólon3 (1.094 mulheres e 707 homens) durante o período.

O maior consumo de álcool foi associado a um risco elevado de câncer1 de cólon3, embora a associação tenha sido significativa apenas naqueles que consumiam 30 gramas ou mais de álcool ao dia. A associação entre o consumo de álcool e o câncer1 de cólon3 difere de acordo com a história familiar de câncer1 colorretal. Os indivíduos que consomem 30 gramas ou mais de álcool ao dia e que têm história familiar para o câncer1 colorretal têm maior risco relativo de desenvolver o tumor4.

Concluiu-se que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência2 do câncer1 de cólon3, especialmente entre aqueles com história familiar de câncer1 colorretal.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, volume 95 de fevereiro de 2012

NEWS.MED.BR, 2012. Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/261385/reduzir-o-consumo-de-alcool-pode-diminuir-risco-de-cancer-de-colon-principalmente-em-pessoas-com-historia-familiar-de-cancer-colorretal.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Cólon:
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

19/02/2012 - Complemento feito por marcos
Re: Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal
De acordo, com as estatísticas, o número de portadores de câncer aumenta em todo o mundo e particularmente no Brasil.

Sabe-se que alguns tipos de neoplasias estão intimamente associadas a hábitos alimentares e alguns vícios, como consumo em excesso de álcool, o que nos dá pistas para implantação de programas de prevenção, pois a interação entre o genótipo, ou a carga genética que poderia facilitar o aparecimento de determinada neoplasia com agressões tissulares constantes no caso do uso excessivo de álcool, sendo uma forma de prevenir novos casos, uma reeducação quanto a hábitos como excesso de álcool.

A pesquisas em fatores que potencialmente podem induzir a neoplasias, atualmente aliadas aos métodos de detectação precoce de tumores são armas, que deverão ser cada vez mais aprimoradas e certamente terão um impacto positivo importante na diminuição de casos de câncer.

Programas de detectação precoce aliados as campanhas de prevenção, com vistas a educação em saúde são armas que não poderão ser negligenciadas, conscientizar, certamente irá trazer bons resultados , mesmo no câncer que é considerada uma doença terminal, mas que muito se pode fazer para que tal quadro mude de forma significativa.

  • Entrar
  • Assinar