Gostou do artigo? Compartilhe!

Atividade física vigorosa pode proteger contra o câncer de mama, segundo pesquisa da Breast Cancer Research

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A pesquisa Breast Cancer1 Detection Demonstration Project Follow-up Study analisou a atividade física de 32.269 mulheres através de questionários ao longo de onze anos. Atividades regulares como corrida, ginástica aeróbica ou trabalho doméstico vigoroso estão associadas a uma redução de 30% do risco de desenvolvimento de câncer1 de mama2 em mulheres com peso corporal normal e na pós-menopausa3. O estudo foi publicado na revista Breast Cancer1 Research.

Após análises estatísticas, os resultados monstraram uma associação inversa entre atividades físicas vigorosas e câncer1 de mama2 em mulheres na pós-menopausa3 que apresentavam peso corporal normal. A atividade física pesada só protege mulheres que não estão com sobrepeso4 ou obesas. Exercícios leves não têm o mesmo efeito. Esta relação não varia de acordo com o status de receptores hormonais5. Os achados sugerem que atividades físicas atuam em mecanismos biológicos que são independentes do controle de peso do organismo.

Foram consideradas atividades vigorosas: corrida, caminhada rápida, tênis competitivo, aeróbica, bicicleta ao ar livre, dança rápida, tarefas domésticas pesadas como esfregar o chão, lavar janelas, cavar no jardim ou cortar madeira. Exercícios leves incluíam passar aspirador de pó, lavar roupas, pintura, jardinagem em geral, caminhada, tênis recreativo e boliche.

Fonte: Breast Cancer1 Research de 31 de outubro de 2008

NEWS.MED.BR, 2008. Atividade física vigorosa pode proteger contra o câncer de mama, segundo pesquisa da Breast Cancer Research. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/25860/atividade-fisica-vigorosa-pode-proteger-contra-o-cancer-de-mama-segundo-pesquisa-da-breast-cancer-research.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
5 Receptores hormonais: São proteínas que se ligam aos hormônios circulantes, mediando seus efeitos nas células. Os mais estudados em tumores de mama são os receptores de estrogênio e os receptores de progesterona, por exemplo.
Gostou do artigo? Compartilhe!