Atalho: 6ABII83
Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O café tem sido associado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina1, dois hormônios envolvidos na carcinogênese endometrial, mas os dados prospectivos sobre a relação entre o consumo de café e o risco de câncer2 endometrial são limitados.

O estudo prospectivo3 Nurses' Health Study (NHS), com a participação de 67.470 mulheres entre 34 e 59 anos de idade e com seguimento de 26 anos, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, avaliou o consumo de café em relação ao risco de câncer2 endometrial.

Os resultados mostraram que as mulheres que consomem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 25% menor de câncer2 de endométrio4 do que aquelas que consomem menos de uma xícara por dia. O consumo de chá não foi associado com o risco de câncer2 endometrial.

Estes dados prospectivos sugerem que o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia está associado a um menor risco de câncer2 endometrial. No entanto, a adição exagerada de açúcar5 e creme no café pode compensar quaisquer benefícios potenciais.

Os autores relatam que novos estudos são necessários para orientar o uso rotineiro de quatro xícaras de café ao dia.

Fonte: Cancer2 Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de novembro de 2011

NEWS.MED.BR, 2012. Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/255410/cancer-de-endometrio-cafe-pode-evitar-o-cancer-endometrial-segundo-artigo-do-cancer-epidemiology-biomarkers-amp-prevention.htm>. Acesso em: 12 dez. 2019.

Complementos

1 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
4 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
5 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
Gostou do artigo? Compartilhe!