Atalho: 65LAMQU
Gostou do artigo? Compartilhe!

Deficiência de vitamina D pode antecipar idade da menarca, segundo pesquisa publicada pelo The American Journal of Clinical Nutrition

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisa publicada pelo The American Journal of Clinical Nutrition mostra que a menarca1 precoce, um fator de risco2 para a doença cardiometabólica e o câncer3, pode ser influenciada pela deficiência de vitamina4 D no organismo.

A latitude, que influencia a exposição ao sol, é inversamente proporcional à idade da menarca1. Esta associação pode estar relacionada à vitamina4 D.

A associação entre vitamina4 D e a ocorrência da menarca1 foi avaliada em um estudo prospectivo5 em meninas de Bogotá, na Colômbia. Dosagens da concentração de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D] em uma amostra aleatória de 242 meninas (idade média de 8,8 anos ± 1,6 anos) foram realizadas e foi feito um acompanhamento por uma média de 30 meses. As participantes foram questionadas periodicamente sobre a ocorrência e data da menarca1. A referência para as dosagens de 25 (OH) D foram classificadas como <50 nmol / L (deficiente), ≥ 50 e <75 nmol / L ou ≥ 75 nmol / L (suficiente). A incidência6 da menarca1 foi comparada entre os grupos.

Os resultados mostraram um total de 57% das meninas no grupo com deficiência de vitamina4 D atingindo a menarca1 durante o seguimento, em comparação com 23% das meninas com vitamina4 D classificada como suficiente. Após ajustes para idade e índice de massa corporal7 (IMC8), a probabilidade de ocorrência da menarca1 foi duas vezes maior nas meninas com deficiência de vitamina4 D do que em meninas com vitamina4 D suficiente.

Concluiu-se que a deficiência de vitamina4 D está associada à idade mais precoce de ocorrência da menarca1.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition

 

NEWS.MED.BR, 2011. Deficiência de vitamina D pode antecipar idade da menarca, segundo pesquisa publicada pelo The American Journal of Clinical Nutrition. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/243560/deficiencia-de-vitamina-d-pode-antecipar-idade-da-menarca-segundo-pesquisa-publicada-pelo-the-american-journal-of-clinical-nutrition.htm>. Acesso em: 21 nov. 2019.

Complementos

1 Menarca: Refere-se à ocorrência da primeira menstruação.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
5 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
7 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
8 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
Gostou do artigo? Compartilhe!