Ganho acelerado de peso em bebês está associado à hipertensão arterial na idade adulta, segundo artigo publicado no Hypertension
Estudo publicado este mês no periódico Hypertension, da Associação Americana do Coração1 (Hypertension: Journal of the American Heart Association), relata que bebês2 que apresentam um acelerado ganho de peso durante os 5 primeiros meses de vida e entre as idades de 2 a 5 anos, apresentam uma pressão sistólica3 mais alta quando adultos jovens.
Ben-Shlomo e colaboradores avaliaram o padrão de crescimento de 679 adultos (média de idade de 25 anos) para verificar se o padrão de crescimento influenciava a pressão arterial4 na idade adulta. O estudo chegou a três principais conclusões:
- Bebês2 que apresentam um acelerado ganho de peso durante os 5 primeiros meses de vida e entre as idades de 2 a 5 anos apresentam uma pressão arterial sistólica5 mais alta quando adultos jovens.
- Bebês2 que têm a pele6 mais clara ao nascimento apresentam maior pressão arterial sistólica5 quando adultos.
- Ganho de peso imediatamente após o nascimento está associado com aumento da pressão arterial diastólica7 na idade adulta.
Em uma perspectiva de saúde8 pública o estudo é importante, pois se as crianças ganham mais peso após o nascimento hoje do que ganhavam antigamente, significa que pode haver um aumento dos casos de hipertensão arterial9 no futuro. E esta condição está associada a risco aumentado de doenças cardíacas e derrame10 cerebral.
Fonte: Hypertension – publicação online em 2 de setembro de 2008
Para acompanhar o crescimento do seu filho: www.centralx11.com.br/crianca