Gostou do artigo? Compartilhe!

Ganho acelerado de peso em bebês está associado à hipertensão arterial na idade adulta, segundo artigo publicado no Hypertension

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado este mês no periódico Hypertension, da Associação Americana do Coração1 (Hypertension: Journal of the American Heart Association), relata que bebês2 que apresentam um acelerado ganho de peso durante os 5 primeiros meses de vida e entre as idades de 2 a 5 anos, apresentam uma pressão sistólica3 mais alta quando adultos jovens.

Ben-Shlomo e colaboradores avaliaram o padrão de crescimento de 679 adultos (média de idade de 25 anos) para  verificar se o padrão de crescimento influenciava a pressão arterial4 na idade adulta. O estudo chegou a três principais conclusões:

  • Bebês2 que apresentam um acelerado ganho de peso durante os 5 primeiros meses de vida e entre as idades de 2 a 5 anos apresentam uma pressão arterial sistólica5 mais alta quando adultos jovens.
  • Bebês2 que têm a pele6 mais clara ao nascimento apresentam maior pressão arterial sistólica5 quando adultos.
  • Ganho de peso imediatamente após o nascimento está associado com aumento da pressão arterial diastólica7 na idade adulta.

Em uma perspectiva de saúde8 pública o estudo é importante, pois se as crianças ganham mais peso após o nascimento hoje do que ganhavam antigamente, significa que pode haver um aumento dos casos de hipertensão arterial9 no futuro. E esta condição está associada a risco aumentado de doenças cardíacas e derrame10 cerebral.

Fonte: Hypertension – publicação online em 2 de setembro de 2008

Para acompanhar o crescimento do seu filho: www.centralx11.com.br/crianca

NEWS.MED.BR, 2008. Ganho acelerado de peso em bebês está associado à hipertensão arterial na idade adulta, segundo artigo publicado no Hypertension. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/23390/ganho-acelerado-de-peso-em-bebes-esta-associado-a-hipertensao-arterial-na-idade-adulta-segundo-artigo-publicado-no-hypertension.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Pressão sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco. É também chamada de pressão máxima.
4 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
5 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Pressão arterial diastólica: É a pressão mais baixa detectada no sistema arterial sistêmico, observada durante a fase de diástole do ciclo cardíaco. É também denominada de pressão mínima.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
10 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
11 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!