A medida da pressão arterial pode variar em até 40% nas diferentes horas do dia e de acordo com as estações do ano
A probabilidade de medir uma pressão sangüínea1 elevada pode variar cerca de 40% dependendo da hora do dia e da época do ano, de acordo com investigadores da Escola de Rollins da Universidade de Emory em Atlanta.
Os pesquisadores colheram dados de mais de 2 milhões de consultas médicas em 57 clínicas da comunidade de Geisinger por 3-7 anos, as quais tinham os dados médicos registrados eletronicamente. Uma amostra aleatória de 203.927 medidas da pressão arterial2 de 24.904 pacientes foi analisada para o estudo apresentado na Reunião Anual de Hipertensão3 da Sociedade Americana em São Francisco.
A probabilidade de medir a pressão arterial sistólica4 maior ou igual a 140 mmHg é menor pela manhã e ao meio-dia e maior à noite.
É 26% mais provável que a pressão arterial2 esteja elevada no fim do dia se comparado ao meio do dia, de acordo com Cynthia Thomas do centro de Geisinger de pesquisa em saúde5. Os investigadores encontraram a probabilidade de medir uma pressão sistólica6 acima de 140 mmHg maior durante os meses do inverno e menor durante o verão. Os resultados são compatíveis independente da etnia, da idade, do sexo, da história de hipertensão3 ou das condições de tratamento, de acordo com investigadores.
Quando os fatores hora do dia e estação do ano são combinados, a pressão arterial2 pode variar perto de 40%. Os pesquisadores ficaram surpresos com esta grande variação pelo impacto que pode ter na prática clínica.
A variação na pressão arterial2 é largamente conhecida, mas o grau de variação diários e a influência das estações do ano não foi previamente quantificado, como também é desconhecido o impacto clínico que pode trazer. Os estudiosos recomendam que os médicos os levem em consideração ao diagnosticar e ao escolher entre as opções de tratamento para seus pacientes e recomendam que novos estudos sejam realizados.