Gostou do artigo? Compartilhe!

Atividade física moderada, durante uma hora ao dia, reduz incidência e mortalidade por câncer em homens

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisa publicada no British Journal of Cancer1 em 27 de maio de 2008 mostra que, para homens que realizam pelo menos uma hora diária de atividades físicas moderadas, a incidência2 de câncer1 tende a decrescer 2% e a mortalidade3 por esta doença diminui significativamente em cerca de 12%.


Estudo de coorte4 que monitorou a atividade física de 40.708 homens com idade entre 45-79 anos (acompanhados de 1998 a 2004), observou uma associação importante entre o nível de atividade física diária e o número de mortes por câncer1.


Comparando homens que raramente caminham ou andam de bicicleta com aqueles que fazem essas atividades durante pelo menos 30 minutos ao dia, há uma queda de 34% na mortalidade3 e um aumento de 33% na sobrevida5 por câncer1 nos que praticam atividades físicas regulares. Para aqueles que se exercitam por 60 minutos ao dia, a incidência2 de câncer1 foi 16% menor.


Os resultados sugerem que uma vida ativa, caminhadas ou ciclismo estão associados à redução da incidência2 e mortalidade3 por câncer1, assim como a uma maior sobrevida5.


Fonte: British Journal of Cancer1

 

NEWS.MED.BR, 2008. Atividade física moderada, durante uma hora ao dia, reduz incidência e mortalidade por câncer em homens. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/18140/atividade-fisica-moderada-durante-uma-hora-ao-dia-reduz-incidencia-e-mortalidade-por-cancer-em-homens.htm>. Acesso em: 16 set. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
5 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
Gostou do artigo? Compartilhe!