Atalho: 5WOH8NO
Gostou do artigo? Compartilhe!

Hipertensão arterial: homens com maior força muscular vivem mais, mesmo quando hipertensos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Como já era sabido, a força muscular é inversamente associada à mortalidade1 geral em homens saudáveis. O estudo atual, publicado no Journal of the American College of Cardiology, mostrou que esta mesma associação foi encontrada em homens hipertensos.

Participaram do estudo Aerobics Center Longitudinal Study 1.506 homens hipertensos com 40 anos ou mais. O período de seguimento foi de 1980 a 2003, no qual ocorreram 183 mortes. Após ajustes estatísticos, os participantes com maior força muscular mostraram menor risco de morte. Quando a força muscular e a aptidão cardiorrespiratória foram analisadas em conjunto, aqueles com maior força muscular, associada à melhor aptidão cardiorrespiratória tiveram o menor risco de mortalidade1.

Os resultados mostram que a maior força muscular protege homens hipertensos de morte por todas as causas e isto parece ser um benefício que se soma à maior aptidão cardiorrespiratória.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology, Volume 57, de 3 de maio de 2011

NEWS.MED.BR, 2011. Hipertensão arterial: homens com maior força muscular vivem mais, mesmo quando hipertensos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/179370/hipertensao-arterial-homens-com-maior-forca-muscular-vivem-mais-mesmo-quando-hipertensos.htm>. Acesso em: 21 nov. 2019.

Complementos

1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!