Gostou do artigo? Compartilhe!

Herpes genital foi associado ao encolhimento acelerado do cérebro

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pessoas que testaram positivo para o vírus1 por trás do herpes genital tendem a ter uma espessura reduzida da camada cerebral mais externa, que tem sido associada à doença de Alzheimer2.

Os achados são de um estudo publicado no Journal of the Neurological Sciences, e sugerem que a infecção3 pode aumentar o risco de declínio cognitivo4 e até da doença de Alzheimer5.

No artigo, os pesquisadores relatam que a sorologia do vírus1 herpes simplex 2 está associada à maior finura do córtex de todo o cérebro6 em idosos residentes na comunidade.

Eles contextualizam que trabalhos anteriores no Northern Manhattan Study (NOMAS) identificaram cognição7 prejudicada em análises transversais e declínio mais rápido da memória em indivíduos com evidência de exposições anteriores a doenças infecciosas comuns.

Neste estudo, procurou-se determinar a relação transversal entre a exposição prévia a citomegalovírus8, vírus1 herpes simplex 1 e 2, Chlamydia pneumoniae e Helicobacter pylori e três assinaturas de ressonância magnética9 (espessura cortical de todo o cérebro6, uma assinatura previamente validada de Doença de Alzheimer2 e volume do hipocampo10) em 455 participantes do NOMAS, com idade média de 70 anos.

Realizou-se análises de regressão linear ajustada por fatores de confusão entre as pontuações de neuroimagem e as sorologias contínuas e a soropositividade categórica de cada patógeno, bem como um índice de carga infecciosa combinado.

Leia sobre "Herpes genital", "Herpes Simples", "Doenças nervosas degenerativas11" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)".

Identificou-se que o aumento das concentrações sorológicas do vírus1 herpes simplex 2 (HSV-2) estava associado à redução da espessura cortical do cérebro6 inteiro, e uma pontuação combinada de HSV-2 e C. pneumoniae exibiu um efeito aditivo na redução da espessura cortical.

Essas descobertas sugerem que a soropositividade para o vírus1 herpes simplex 2 pode contribuir para o envelhecimento acelerado do cérebro6, possivelmente resultando em um aumento da vulnerabilidade ao comprometimento cognitivo4 e a doenças neurodegenerativas em populações idosas.

 

Fonte: Journal of the Neurological Sciences, Vol. 454, em 15 de novembro de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Herpes genital foi associado ao encolhimento acelerado do cérebro. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1462172/herpes-genital-foi-associado-ao-encolhimento-acelerado-do-cerebro.htm>. Acesso em: 28 fev. 2024.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
5 Alzheimer: Doença degenerativa crônica que produz uma deterioração insidiosa e progressiva das funções intelectuais superiores. É uma das causas mais freqüentes de demência. Geralmente começa a partir dos 50 anos de idade e tem incidência similar entre homens e mulheres.
6 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
7 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
8 Citomegalovírus: Citomegalovírus (CMV) é um vírus pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zóster.
9 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
10 Hipocampo: Elevação curva da substância cinzenta, que se estende ao longo de todo o assoalho no corno temporal do ventrículo lateral (Tradução livre de Córtex Entorrinal; Via Perfurante;
11 Degenerativas: Relativas a ou que provocam degeneração.
Gostou do artigo? Compartilhe!