Gostou do artigo? Compartilhe!

Nova abordagem permite avaliação não invasiva da homeostase normal e prejudicada do ferro no cérebro

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A regulação estrita do ferro é essencial para o funcionamento normal do cérebro1. A homeostase do ferro, determinada pelo meio de compostos de ferro disponíveis, é prejudicada no envelhecimento, nas doenças neurodegenerativas e no câncer2.

No entanto, a avaliação não invasiva de diferentes ambientes moleculares de ferro que implicam a homeostase do ferro no tecido3 cerebral continua a ser um desafio.

Neste estudo, publicado na revista Nature Communications, pesquisadores apresentam uma tecnologia de ressonância magnética4 sensível à homeostase do ferro do cérebro1 vivo (a relaxividade r1-r2*).

In vitro, a abordagem de ressonância magnética4 revela as propriedades paramagnéticas distintas da ferritina, transferrina e íons5 de ferro ferroso.

No cérebro1 humano in vivo, validou-se a abordagem contra a quantificação ex vivo de compostos de ferro e a expressão gênica.

Essa abordagem varia de acordo com a capacidade de mobilização de ferro nas regiões cerebrais e no envelhecimento. Revela a homeostase do ferro dos tumores cerebrais e aumenta a distinção entre tecido3 tumoral e tecido3 não patológico sem agentes de contraste.

Portanto, essa abordagem pode permitir pesquisas e diagnósticos não invasivos da homeostase do ferro em cérebros humanos vivos.

Veja também sobre "Metabolismo6 do ferro", "Níveis alterados de ferritina" e "Envelhecimento cerebral normal ou patológico".

 

Fonte: Nature Communications, publicação em 12 de setembro de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Nova abordagem permite avaliação não invasiva da homeostase normal e prejudicada do ferro no cérebro. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1460385/nova-abordagem-permite-avaliacao-nao-invasiva-da-homeostase-normal-e-prejudicada-do-ferro-no-cerebro.htm>. Acesso em: 30 mai. 2024.

Complementos

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
4 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
5 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!