Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo destaca associação entre enterovírus e risco de autoimunidade de ilhotas ou diabetes tipo 1

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os enterovírus1 são rotineiramente detectados com métodos moleculares em grandes coortes com risco de diabetes tipo 12. O objetivo deste estudo, publicado no The Lancet Diabetes3 & Endocrinology, foi examinar a associação entre enterovírus1 e autoimunidade4 de ilhotas5 ou diabetes tipo 12.

Para esta revisão sistemática e metanálise, pesquisou-se as bases de dados PubMed e Embase para estudos observacionais controlados desde o início até 1º de janeiro de 2023. Estudos de coorte6 ou caso-controle eram elegíveis se RNA ou proteína de enterovírus1 fossem detectados em indivíduos com resultados de autoimunidade4 de ilhotas5 ou diabetes tipo 12.

Estudos sobre diabetes gestacional7 ou outros tipos de diabetes3 foram excluídos. A extração e avaliação de dados envolveu contato com o autor e desduplicação, o que foi feito de forma independente por três revisores. A qualidade do estudo foi avaliada com a Escala de Newcastle-Ottawa e os níveis de evidência do Conselho Nacional de Saúde8 e Pesquisa Médica. Metanálises agrupadas e de subgrupos foram feitas no RevMan versão 5.4, com modelos de efeitos aleatórios e razões de chances de Mantel-Haenszel (ORs; ICs de 95%).

A busca retornou 3.266 publicações, com 897 textos completos analisados. Após a desduplicação, 113 registros elegíveis corresponderam a 60 estudos (40 diabetes tipo 12; 9 autoimunidade4 de ilhotas5; 11 ambos), abrangendo 12.077 participantes (5.981 casos; 6.096 controles). O desenho e a qualidade dos estudos variaram, gerando substancial heterogeneidade estatística.

Leia sobre "Doenças autoimunes9", "Diabetes Mellitus10", "O que são vírus11" e "Sistema imunológico12".

A metanálise de 56 estudos mostrou associações entre enterovírus1 e autoimunidade4 de ilhotas5 (OR 2,1, IC 95% 1,3-3,3; p = 0,002; n = 18; heterogeneidade χ2/df 2,69; p = 0,0004; I² = 63%), diabetes tipo 12 (OR 8,0, IC 95% 4,9-13,0; p <0,0001; n = 48; χ2/df 6,75; p <0,0001; I² = 85%), ou dentro de 1 mês do diabetes tipo 12 (OR 16,2, IC 95% 8,6-30,5; p <0,0001; n = 28; χ2/df 3,25; p <0,0001; I² = 69%).

A detecção de enterovírus1 múltiplos ou consecutivos foi associada à autoimunidade4 de ilhotas5 (OR 2,0, IC 95% 1,0-4,0; p = 0,050; n = 8). A detecção de Enterovirus B foi associada ao diabetes tipo 12 (OR 12,7, IC 95% 4,1-39,1; p <0,0001; n = 15).

Esses achados destacam a associação entre enterovírus1 e autoimunidade4 de ilhotas5 ou diabetes tipo 12. Os dados reforçam a justificativa para o desenvolvimento de vacinas direcionadas aos tipos de enterovírus1 diabetogênicos, particularmente aqueles dentre os Enterovirus B. Estudos prospectivos do início da vida são necessários para elucidar o papel do tempo, tipo e duração da infecção13 do enterovírus1 no início da autoimunidade4 de ilhotas5 e na progressão para o diabetes tipo 12.

 

Fonte: The Lancet Diabetes3 & Endocrinology, publicação em 27 de junho de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Estudo destaca associação entre enterovírus e risco de autoimunidade de ilhotas ou diabetes tipo 1. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1441000/estudo-destaca-associacao-entre-enterovirus-e-risco-de-autoimunidade-de-ilhotas-ou-diabetes-tipo-1.htm>. Acesso em: 30 mai. 2024.

Complementos

1 Enterovírus: Grupo de picornavírus, geralmente presentes no intestino, que podem causar doenças respiratórias ou do tecido nervoso como, por exemplo, no homem, a poliomielite e, nos animais, a febre aftosa.
2 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
4 Autoimunidade: 1. Estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias. 2. Autoalergia.
5 Ilhotas: Grupo de células localizadas no pâncreas responsáveis pela produção de hormônios que ajudam o organismo a quebrar e utilizar os alimentos. Por exemplo, as células-alfa produzem glucagon e as células-beta produzem insulina. Também chamadas de células de Langerhans.
6 Estudos de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
7 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
10 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
11 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
12 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
13 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!