Gostou do artigo? Compartilhe!

Estilo de vida saudável foi associado a menor risco de mortalidade por todas as causas e por causa específica entre indivíduos com diabetes tipo 2

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado na revista Diabetes1 Care teve como objetivo avaliar a associação de um estilo de vida saudável, envolvendo sete fatores de baixo risco mencionados nas diretrizes de gerenciamento de diabetes1 (não fumar, consumo moderado de álcool, atividade física regular, dieta saudável, comportamento menos sedentário, duração adequada do sono e conexão social adequada), com mortalidade2 por todas as causas e por causa específica entre indivíduos com diabetes tipo 23.

Este estudo incluiu 13.366 participantes do UK Biobank com diabetes tipo 23 no início do estudo, livres de doenças cardiovasculares4 (DCV) e câncer5. As informações sobre estilo de vida foram coletadas por meio de um questionário na linha de base.

Durante um acompanhamento médio de 11,7 anos, 1.561 mortes foram documentadas, sendo 625 de câncer5, 370 de DCV, 115 de doenças respiratórias, 81 de doenças digestivas e 74 de doenças neurodegenerativas.

No modelo ajustado multivariado, cada fator de estilo de vida foi significativamente associado à mortalidade2 por todas as causas e as taxas de risco associadas ao escore de estilo de vida (pontuação 6-7 vs. 0-2, a menos que especificado) foram de 0,42 (IC 95% 0,34, 0,52) para mortalidade2 por todas as causas, 0,57 (0,41, 0,80) para mortalidade2 por câncer5, 0,35 (0,22, 0,56) para mortalidade2 por DCV, 0,26 (0,10, 0,63) para mortalidade2 respiratória e 0,28 (0,14, 0,53) para mortalidade2 digestiva (pontuação 5-7 vs. 0-2).

Na análise de risco atribuível à população, 29,4% (IC 95% 17,9%, 40,9%) das mortes foram atribuídas a um estilo de vida ruim (pontuação 0-5).

A associação entre um estilo de vida saudável e mortalidade2 por todas as causas foi consistente, independentemente dos fatores que refletem a gravidade do diabetes1 (duração do diabetes1, controle glicêmico, doença microvascular6 relacionada ao diabetes1 e medicação para diabetes1).

O estudo concluiu que um estilo de vida saudável foi associado a um menor risco de mortalidade2 por todas as causas e mortalidade2 devido a doenças cardiovasculares4, câncer5, doenças respiratórias e doenças digestivas entre indivíduos com diabetes tipo 23.

Leia sobre "Diabetes Mellitus7", "Sedentarismo8", "O que é uma alimentação saudável" e "Tabagismo".

 

Fonte: Diabetes1 Care, publicação em 01 de dezembro de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2021. Estilo de vida saudável foi associado a menor risco de mortalidade por todas as causas e por causa específica entre indivíduos com diabetes tipo 2. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1407200/estilo-de-vida-saudavel-foi-associado-a-menor-risco-de-mortalidade-por-todas-as-causas-e-por-causa-especifica-entre-individuos-com-diabetes-tipo-2.htm>. Acesso em: 23 jan. 2022.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
5 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
6 Doença microvascular: Doença dos pequenos vasos, como as encontradas nos olhos, nervos e rins. As paredes dos vasos encontram-se espessadas mas fracas. Sangram, perdem proteína e diminuem o fluxo sangüíneo às células.
7 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
8 Sedentarismo: Qualidade de quem ou do que é sedentário, ou de quem tem vida e/ou hábitos sedentários. Sedentário é aquele que se exercita pouco, que não se movimenta muito.
Gostou do artigo? Compartilhe!