Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo gravador de eletrocardiograma portátil de 6 derivações apresentou desempenho próximo ao eletrocardiograma de 12 derivações em pacientes cardiológicos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Monitores de eletrocardiograma1 (ECG) portáteis são cada vez mais usados ​​por profissionais de saúde2 e pacientes para diagnosticar arritmias3 cardíacas. Há uma falta de estudos que validem o uso de dispositivos portáteis em relação ao ECG padrão de 12 derivações.

O Kardia 6L é um novo monitor de ECG portátil que pode produzir um ECG de 6 derivações. Neste estudo, publicado no European Heart Journal Digital Health, comparou-se o ECG de 6 derivações com o ECG de 12 derivações.

Este estudo prospectivo4 consistiu em pacientes cardíacos internados e ambulatoriais não selecionados no Leeds Teaching Hospital NHS Trust. Todos os participantes tiveram ECGs de 12 e 6 derivações. Todos os parâmetros de ECG foram analisados ​​usando um modelo de método padrão para consistência entre observadores independentes. Os eletrocardiogramas dos gravadores foram comparados pelos seguintes métodos estatísticos: regressão linear, Bland-Altman, curva do operador do receptor e análise kappa.

Foram recrutados 1.015 pacientes. As diferenças médias entre os gravadores foram pequenas para PR, QRS e eixo cardíaco, com área sob a curva (AUC) da análise do operador do receptor de >80%.

As diferenças médias para QT e QTc (entre os gravadores) também foram pequenas, com AUCs para derivações de QT de >75% e AUCs para derivações de QTc de >60%.

As principais descobertas da análise de Bland-Altman demonstram em geral uma concordância aceitável com poucas instâncias de pontos fora da curva (<6%, análise de Bland-Altman).

O estudo concluiu que vários parâmetros registrados pelo Kardia 6L (intervalo QT em todas as seis derivações, detecção de ritmo, intervalo PR, duração do QRS e eixo cardíaco) apresentam desempenho próximo ao ECG de 12 derivações padrão ouro. No entanto, essa consistência enfraquece para hipertrofia5 ventricular esquerda, amplitudes QRS (derivação I e AVL) e alterações isquêmicas.

Leia sobre "Como é feito o eletrocardiograma1", "Doenças cardiovasculares6" e "Extrassístoles - como elas são".

 

Fonte: European Heart Journal Digital Health, publicação em 28 de setembro de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2021. Novo gravador de eletrocardiograma portátil de 6 derivações apresentou desempenho próximo ao eletrocardiograma de 12 derivações em pacientes cardiológicos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1405030/novo-gravador-de-eletrocardiograma-portatil-de-6-derivacoes-apresentou-desempenho-proximo-ao-eletrocardiograma-de-12-derivacoes-em-pacientes-cardiologicos.htm>. Acesso em: 8 dez. 2021.

Complementos

1 Eletrocardiograma: Registro da atividade elétrica produzida pelo coração através da captação e amplificação dos pequenos potenciais gerados por este durante o ciclo cardíaco.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
5 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
6 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
Gostou do artigo? Compartilhe!