Gostou do artigo? Compartilhe!

Idade mais jovem no início do diabetes tipo 2 foi associada a maior risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em um estudo publicado na revista Diabetes1 Care, pesquisadores tiveram como objetivo explorar as associações entre a idade de início do diabetes tipo 22 e doenças cardiovasculares3 (DCV) e mortalidade4 por todas as causas na população chinesa.

O estudo incluiu 101.080 participantes livres de diabetes1 e DCV prevalentes no início do estudo Kailuan. Todos os participantes foram monitorados bienalmente até 31 de dezembro de 2017.

Durante o acompanhamento, 11.384 participantes foram diagnosticados como tendo diabetes tipo 22. Para cada sujeito de caso, um sujeito de controle foi selecionado aleatoriamente, pareado por idade (± 1 anos) e sexo. A análise final compreendeu 10.777 pares de caso-controle.

Modelos de regressão ponderada de Cox foram usados ​​para avaliar as razões de risco médias (AHRs) e ICs de 95% de DCV incidente5 e mortalidade4 por todas as causas entre pacientes com diabetes tipo 22 de início recente versus indivíduos de controle em todos os grupos de idade.

Durante um acompanhamento médio de 5,57 anos, ocorreram 1.794 eventos incidentes6 (907 eventos de DCV, dos quais houve 725 acidentes vasculares7 cerebrais e 887 mortes).

Após o ajuste para possíveis fatores de confusão, os participantes com diabetes tipo 22 diagnosticado com idade <45 anos tiveram os maiores riscos relativos de DCV e mortalidade4 por todas as causas em relação aos indivíduos controle pareados, com AHRs de 3,21 (IC 95% 1,18-8,72) para DCV, 2,99 (IC 95% 1,01-9,17) para acidente vascular cerebral8 e 4,79 (IC 95% 1,95-11,76) para mortalidade4 por todas as causas.

Os riscos foram gradualmente atenuados com cada aumento de década na idade de início do diabetes tipo 22.

O estudo concluiu que os riscos relativos de doença cardiovascular e mortalidade4 por todas as causas diferiram entre os grupos de idade de início de diabetes tipo 22, e as associações foram mais evidentes em diabetes tipo 22 de início em idade mais jovem.

Leia mais sobre "Doenças cardiovasculares3", "Diabetes Mellitus9 - Informações para ajudar a conhecê-lo" e "Prevenção do diabetes1 e suas complicações".

 

Fonte: Diabetes1 Care, publicação em 22 de abril de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2021. Idade mais jovem no início do diabetes tipo 2 foi associada a maior risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1393555/idade-mais-jovem-no-inicio-do-diabetes-tipo-2-foi-associada-a-maior-risco-de-doenca-cardiovascular-e-mortalidade-por-todas-as-causas.htm>. Acesso em: 14 jun. 2021.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
6 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
7 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
8 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
9 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
Gostou do artigo? Compartilhe!