Gostou do artigo? Compartilhe!

Suplementos de vitamina C não são essenciais para tomar junto com os suplementos orais de ferro para pacientes com anemia ferropriva

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os efeitos dos suplementos orais de ferro isoladamente são equivalentes a um regime de suplementos orais de ferro mais vitamina1 C no tratamento da anemia2 por deficiência de ferro?

Ainda não se sabe se a vitamina1 C usada rotineiramente com suplementos orais de ferro é essencial para pacientes3 com anemia2 por deficiência de ferro (ADF).

O objetivo desse estudo, publicado pelo JAMA Network Open, foi comparar a equivalência e avaliar a segurança de suplementos orais de ferro mais vitamina1 C ou suplementos orais de ferro isoladamente em pacientes com ADF.

Saiba mais sobre "Anemia2 por deficiência de ferro" e "O que é micronutriente ou oligoelemento".

Este ensaio clínico randomizado4 de equivalência de centro único, aberto, foi conduzido de 1º de janeiro de 2016 a 30 de dezembro de 2017, no Hospital Huashan, Universidade de Fudan. Pacientes adultos com anemia ferropriva5 recém-diagnosticada foram inscritos. Os participantes foram atribuídos aleatoriamente (1:1) ao grupo de suplementos orais de ferro mais vitamina1 C ou ao grupo de suplementos orais de ferro apenas. A análise dos dados foi realizada de março a dezembro de 2018.

Os pacientes foram randomizados para receber um comprimido de ferro oral de 100 mg mais 200 mg de vitamina1 C ou um comprimido de ferro de 100 mg sozinho a cada 8 horas por dia durante 3 meses.

O desfecho primário foi a mudança no nível de hemoglobina6 desde o início até 2 semanas de tratamento, e uma margem de equivalência de 1 g/dL em hemoglobina6 foi escolhida para a demonstração de eficácia comparável. Os desfechos secundários incluíram a mudança na porcentagem de reticulócitos após 2 semanas de tratamento, o aumento no nível de hemoglobina6 após 4 semanas de tratamento, o aumento no nível de ferritina sérica após 8 semanas de tratamento e eventos adversos.

Entre os 440 pacientes randomizados (220 cada no grupo de suplementos orais de ferro mais vitamina1 C e no grupo de ferro apenas; 426 mulheres [96,8%]; idade média [DP], 38,3 [11,7] anos), todos foram avaliados para o desfecho primário, e 432 (98,2%) completaram o ensaio.

Da linha de base ao acompanhamento de 2 semanas, a alteração média (DP) no nível de hemoglobina6 foi de 2,00 (1,08) g/dL no grupo de suplementos orais de ferro mais vitamina1 C e 1,84 (0,97) g/dL no grupo de suplementos orais de ferro apenas (diferença entre os grupos, 0,16 g/dL; IC 95%, −0,03 a 0,35 g/dL), atendendo assim aos critérios de equivalência.

A mudança média (DP) no nível de ferritina sérica desde o início até o acompanhamento de 8 semanas foi de 35,75 (11,52) ng/mL no grupo de vitamina1 C mais ferro e 34,48 (9,50) ng/mL no grupo somente de ferro (diferença entre os grupos, 1,27 ng/mL; IC 95%, -0,70 a 3,24 ng/mL; P = 0,21). Não houve diferenças significativas entre os 2 grupos em relação às taxas de eventos adversos (46 [20,9%] vs 45 [20,5%]; diferença, 0,4%; IC de 95%, -6,7% a 8,5%; P = 0,82). Nenhum paciente desistiu devido a eventos adversos.

Entre os pacientes com anemia ferropriva5, os suplementos orais de ferro isoladamente foram equivalentes aos suplementos orais de ferro mais vitamina1 C para melhorar a recuperação da hemoglobina6 e a absorção de ferro. Essas descobertas sugerem que os suplementos de vitamina1 C sob demanda não são essenciais para tomar junto com os suplementos orais de ferro para pacientes3 com anemia2 por deficiência de ferro.

Leia sobre "Anemia ferropriva5", "Anemias", "Ferritina" e "Composição e funções do sangue7".

 

Fonte: JAMA Network Open, publicação em 02 de novembro de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Suplementos de vitamina C não são essenciais para tomar junto com os suplementos orais de ferro para pacientes com anemia ferropriva. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1382098/suplementos-de-vitamina-c-nao-sao-essenciais-para-tomar-junto-com-os-suplementos-orais-de-ferro-para-pacientes-com-anemia-ferropriva.htm>. Acesso em: 5 dez. 2020.

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Anemia Ferropriva: Anemia por deficiência de ferro. É o tipo mais comum de anemia. Há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro. O fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.
6 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Gostou do artigo? Compartilhe!