Gostou do artigo? Compartilhe!

A droga Ivermectina, comumente utilizada para combater piolhos, inibe a replicação do SARS-CoV-2 in vitro

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Destaques

• A Ivermectina é um inibidor do vírus1 causador da COVID-19 (SARS-CoV-2) in vitro.

• Um único tratamento foi capaz de efetuar uma redução de cerca de 5.000 vezes no vírus1 em 48h em cultura de células2.

• A Ivermectina é aprovada pela FDA para infecções3 parasitárias e, portanto, tem um potencial de reaproveitamento.

• A Ivermectina está amplamente disponível, devido à sua inclusão na lista modelo de medicamentos essenciais da OMS.

...

Embora vários estudos clínicos estejam em andamento para testar possíveis terapias, a resposta mundial ao surto de COVID-19 tem sido amplamente limitada ao monitoramento/contenção.

Nesse estudo, publicado pelo periódico Antiviral Research, foi relatado que a Ivermectina, um antiparasitário aprovado pela FDA dos Estados Unidos, que anteriormente demonstrou ter atividade antiviral de amplo espectro in vitro, é um inibidor do coronavírus causador da COVID-19 (SARS-CoV-2), com uma única adição às células2 Vero-hSLAM 2 horas após a infecção4 com SARS-CoV-2 sendo capaz de efetuar uma redução de aproximadamente 5.000 vezes no RNA viral em 48h.

O desenvolvimento de um antivírus eficaz para SARS-CoV-2, se administrado a pacientes no início da infecção4, pode ajudar a limitar a carga viral, impedir a progressão grave da doença e a transmissão pessoa a pessoa. O teste comparativo de Ivermectina contra outros potenciais antivirais para SARS-CoV-2 com mecanismos alternativos de ação seria, portanto, importante o mais rápido possível.

A Ivermectina possui um perfil de segurança estabelecido para uso humano. É importante ressaltar que revisões recentes e metanálises indicam que a Ivermectina em altas doses tem segurança comparável ao tratamento padrão em baixas doses, embora não haja evidências suficientes para tirar conclusões sobre o perfil de segurança na gravidez5.

O próximo passo crítico na avaliação adicional para possível benefício em pacientes com COVID-19 será examinar um regime de dosagem de adição múltipla que imite o uso atualmente aprovado da Ivermectina em humanos. No total, o presente relatório, combinado com um perfil de segurança conhecido, demonstra que a Ivermectina é digna de mais consideração como um possível antiviral para SARS-CoV-2.

Importante ressaltar, entretanto, que como o medicamento ainda está sendo testado e não se sabe quanto e como ele deve ser utilizado, os profissionais da saúde6 pedem para que as pessoas não se automediquem ou comprem o produto sem necessidade.

Leia sobre "Coronavírus SARS-CoV-2", "Mapeando a COVID-19" e "Cloroquina e coronavírus".

 

Fonte: Antiviral Research, publicação em 03 de abril de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. A droga Ivermectina, comumente utilizada para combater piolhos, inibe a replicação do SARS-CoV-2 in vitro. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1364648/a-droga-ivermectina-comumente-utilizada-para-combater-piolhos-inibe-a-replicacao-do-sars-cov-2-in-vitro.htm>. Acesso em: 30 nov. 2020.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!