Gostou do artigo? Compartilhe!

Hipoglicemia neonatal: limiar de tratamento inferior ao tradicional é estudado em trabalho publicado pelo NEJM

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em todo o mundo, muitos recém-nascidos prematuros, grandes ou pequenos para a idade gestacional ou nascidos de mães com diabetes1 são rastreados quanto à hipoglicemia2, com o objetivo de prevenir lesões3 cerebrais. No entanto, não há consenso sobre um limiar de tratamento seguro, mas que também evita o tratamento excessivo.

Um estudo multicêntrico, randomizado4, de não inferioridade, publicado pelo The New England Journal of Medicine, envolveu 689 recém-nascidos saudáveis de outra forma, nascidos com 35 semanas de gestação ou mais e identificados como com risco para hipoglicemia2, para comparar dois valores limiares para o tratamento da hipoglicemia2 moderada assintomática.

Saiba mais sobre "Hipoglicemia2 neonatal", "Diabetes gestacional5" e "Prematuridade".

Procurou-se determinar se uma estratégia de gerenciamento que usasse um limiar mais baixo (tratamento administrado em uma concentração de glicose6 <36 mg por decilitro [2,0 mmol por litro]) seria não inferior a um limiar tradicional (tratamento em uma concentração de glicose6 <47 mg por decilitro [2,6 mmol por litro]) em relação ao desenvolvimento psicomotor7 aos 18 meses, avaliado com as Escalas de Desenvolvimento de Bebês8 e Crianças de Bayley, terceira edição, versão holandesa (Bayley-III-NL; pontuação varia de 50 a 150 [média { ± DP}, 100 ± 15], com pontuações mais altas indicando desenvolvimento mais avançado e 7,5 pontos [metade da DP] representando uma diferença clinicamente importante).

O limiar mais baixo seria considerado não inferior se as pontuações fossem menos de 7,5 pontos inferiores às pontuações no grupo de limiares tradicionais.

Os escores de Bayley-III-NL foram avaliados em 287 das 348 crianças (82,5%) no grupo de limiar inferior e em 295 das 341 crianças (86,5%) no grupo de limiar tradicional. Os escores de resultados cognitivos9 e motores foram semelhantes nos dois grupos (escores médios [± SE], 102,9 ± 0,7 [cognitivo10] e 104,6 ± 0,7 [motor] no grupo de limiar inferior e 102,2 ± 0,7 [cognitivo10] e 104,9 ± 0,7 [motor] no grupo de limiar tradicional).

O limite de inferioridade pré-especificado não foi ultrapassado. A concentração média de glicose6 foi de 57 ± 0,4 mg por decilitro (3,2 ± 0,02 mmol por litro) no grupo de limiar inferior e 61 ± 0,5 mg por decilitro (3,4 ± 0,03 mmol por litro) no grupo de limiar tradicional.

Episódios de hipoglicemia2 em menor número e menos graves ocorreram no grupo de limiar tradicional, mas esse grupo teve intervenções diagnósticas e de tratamento mais invasivas. Eventos adversos graves no grupo de limiar inferior incluíram convulsões (durante a normoglicemia) em um recém-nascido e uma morte.

O estudo concluiu que em recém-nascidos saudáveis ​​com hipoglicemia2 moderada assintomática, um limiar mais baixo de tratamento com glicose6 (36 mg por decilitro) não era inferior ao limiar tradicional (47 mg por decilitro) em relação ao desenvolvimento psicomotor7 aos 18 meses.

Leia sobre "Comportamento da glicose6 no sangue11", "Desenvolvimento infantil" e "Baixo peso ao nascer".

 

Fonte: NEJM, publicação em 6 de fevereiro de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Hipoglicemia neonatal: limiar de tratamento inferior ao tradicional é estudado em trabalho publicado pelo NEJM. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1360558/hipoglicemia-neonatal-limiar-de-tratamento-inferior-ao-tradicional-e-estudado-em-trabalho-publicado-pelo-nejm.htm>. Acesso em: 12 jul. 2020.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
6 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
7 Psicomotor: Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
8 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
9 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
10 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
11 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Gostou do artigo? Compartilhe!