Nature: descoberto novo tipo de célula T capaz de reconhecer e matar a maioria dos tipos de câncer
O ataque a células1 cancerosas, mediado por células1 T, independente do antígeno2 leucocitário humano (HLA), permitiria a destruição imunológica de malignidades em todos os indivíduos.
Agora, pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, encontraram um tipo totalmente novo de célula3 T quando estavam analisando amostras de um banco de sangue4.
Essa nova célula3 imune carrega um receptor nunca visto antes, que age como um gancho, agarrando-se à maioria dos cânceres humanos, enquanto ignora células1 saudáveis.
No estudo publicado pela revista Nature Immunology, os pesquisadores usaram a triagem por CRISPR-Cas9 em todo o genoma para estabelecer que esse receptor de células1 T (TCR) reconheceu e matou a maioria dos tipos de câncer5 humano por meio da proteína monomórfica relacionada ao MHC classe I, MR1, enquanto permaneceu inerte às células1 não cancerosas.
Ao contrário das células1 T invariantes associadas à mucosa6, o reconhecimento das células1 alvo pelo TCR foi independente da carga bacteriana. Além disso, a adição dependente da concentração de ligantes do metabólito7 do MR1 relacionados à vitamina8 B reduziu o reconhecimento das células1 cancerígenas pelo TCR, sugerindo que o reconhecimento ocorreu através da detecção do metaboloma9 do câncer5.
Um clone de células1 T restritas a MR1 mediou a regressão in vivo da leucemia10 e conferiu maior sobrevivência11 de camundongos NSG. A transferência do TCR para células1 T de pacientes permitiu a morte de melanoma12 autólogo e não autólogo.
Essas descobertas oferecem oportunidades para imunoterapias independentes do HLA, aplicáveis a todos os tipos de câncer5 e a todas as populações.
Leia sobre "Câncer5 - informações importantes" e "Imunoterapia".
Fonte: Nature Immunology, publicação em 20 de janeiro de 2020.