Gostou do artigo? Compartilhe!

Ação sinérgica de folato e testosterona é associada ao risco de câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A quantidade de danos irreparáveis ​​no DNA é uma função da taxa de divisão celular, e a associação entre hormônios sexuais e o risco de câncer1 de mama2 foi explicada por um aumento na divisão celular. A insuficiência3 de ingestão de folato leva a distúrbios na replicação e reparo do DNA.

A hipótese é que a insuficiência3 de ingestão de folato e altas concentrações séricas de hormônios sexuais agem sinergicamente sobre o risco de desenvolviemnto do câncer1 de mama2.

O objetivo deste estudo, publicado pelo periódico Nutrition Research, foi investigar a interação entre hormônios sexuais (exposição de interesse A) e ingestão de folato na dieta (exposição de interesse B) sobre o risco de câncer1 de mama2.

Foram incluídos 342 casos primários de câncer1 de mama2 na pós-menopausa4 e 294 controles obtidos em um grande estudo caso-controle de base populacional. Vários modelos de regressão logística condicional foram utilizados para a análise e as interações foram testadas.

O efeito conjunto da menor ingestão de folato na dieta (Tercil [T] 1 <259,40 mg/dia) e a maior concentração sérica de testosterona (T3 ≥0,410 pg/mL) no risco de câncer1 de mama2 foi de odds ratio = 9,18 (IC 95% 2,56-32,88) quando comparado com a categoria de menor risco, ou seja, o grupo de mulheres com maior ingestão de folato na dieta (T3 >381,29 mg/d) e menor concentração sérica de testosterona (T1 ≤0,25 pg/mL).

Houve algumas indicações de que o efeito conjunto estimado era maior que o produto dos efeitos estimados isoladamente (P = 0,001).

Esses achados têm implicações importantes na saúde5 pública no que diz respeito à redução do risco do câncer1 mais frequente em mulheres em todo o mundo.

Leia sobre "Câncer1 de mama2", "Ácido fólico", "Prevenção do câncer1" e "Modulação hormonal".

 

Fonte: Nutrition Research, publicação em 23 de outubro de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. Ação sinérgica de folato e testosterona é associada ao risco de câncer de mama. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1352778/acao-sinergica-de-folato-e-testosterona-e-associada-ao-risco-de-cancer-de-mama.htm>. Acesso em: 7 dez. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
4 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!