Gostou do artigo? Compartilhe!

PNAS: potencial biomarcador para ideação suicida identificado em pacientes com transtorno de estresse pós-traumático

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um importante fator de risco1 para ideação suicida, tentativas e morte por suicídio. A compreensão da biologia subjacente à tendência suicida no TEPT é limitada. Evidências recentes implicam desregulação do receptor glutamatérgico metabotrópico 5 (mGluR5) na fisiopatologia2 do TEPT e na probabilidade de suicídio.

Neste estudo, publicado pelo periódico PNAS, pesquisadores da Yale University School of Medicine usaram a tomografia por emissão de pósitrons e o radiofármaco [18F]-FDG (fluorodesoxiglucose) para avaliar o receptor metabotrópico de glutamato tipo 5 (mGluR5) como um alvo potencial de tratamento e um biomarcador de ideação suicida (IS) em indivíduos com TEPT e transtorno depressivo maior (TDM).

Quantificou-se a disponibilidade de mGluR5 in vivo em indivíduos com TEPT (n = 29) e TDM (n = 29) em função da ideação suicida (IS) para comparar com controles saudáveis (CS; n = 29). O volume de distribuição foi calculado usando uma função de entrada venosa nas cinco principais regiões cerebrais frontal e límbica.

Observou-se uma disponibilidade significativamente maior de mGluR5 no TEPT em comparação com indivíduos saudáveis em todas as regiões de interesse (P = 0,001 a 0,01) e comparado a indivíduos com TDM em três regiões (P = 0,007). A disponibilidade de mGluR5 não foi significativamente diferente entre os indivíduos com TDM e CS (P = 0,17). É importante ressaltar que foi observada uma regulação para cima na disponibilidade de mGluR5 no grupo TEPT-IS (P's = 0,001-0,007) em comparação com indivíduos com TEPT sem IS.

Os resultados apontam para o papel potencial do mGluR5 como um biomarcador para intervenção e, potencialmente, para o gerenciamento do risco de suicídio no TEPT.

Veja mais sobre "Transtorno do estresse pós-traumático", "Suicídio" e "Depressão maior ou transtorno depressivo reativo".

 

Fonte: PNAS, publicação online em 13 de maio de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. PNAS: potencial biomarcador para ideação suicida identificado em pacientes com transtorno de estresse pós-traumático. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1338453/pnas-potencial-biomarcador-para-ideacao-suicida-identificado-em-pacientes-com-transtorno-de-estresse-pos-traumatico.htm>. Acesso em: 19 mar. 2024.

Complementos

1 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
2 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
Gostou do artigo? Compartilhe!