Medicamento para Chikungunya: sofosbuvir é eficaz para inibir a replicação do vírus, publicado pela American Society for Microbiology
O vírus1 Chikungunya (CHIKV) causa uma doença febril associada à artralgia2 crônica, que pode evoluir para comprometimento neurológico. A febre3 Chikungunya é um problema de saúde4 pública em curso nas regiões tropicais e subtropicais do mundo, onde o controle do vetor do CHIKV, mosquitos Aedes, falhou. Como não há vacina5 ou tratamento específico para o CHIKV, os pacientes recebem apenas cuidados paliativos6 para aliviar a dor e a artralgia2. Assim, o reaproveitamento de drogas é necessário para identificar antivirais contra o CHIKV.
Saiba mais sobre "Febre3 chikungunya" e "Artralgia2".
A polimerase de RNA do CHIKV é semelhante à enzima7 ortóloga de outros vírus1 RNAs, tais como membros da família Flaviviridae. Entre os Flaviviridae, não apenas a RNA polimerase do vírus1 da hepatite8 C é suscetível ao sofosbuvir, um análogo de nucleotídeo clinicamente aprovado, mas também o é a replicação do vírus1 da dengue9, zika e febre amarela10.
Nesta pesquisa publicada pelo Antimicrobial Agents and Chemotherapy, da American Society for Microbiology, o sofosbuvir foi três vezes mais seletivo na inibição da produção de CHIKV em células11 de hepatoma humano do que a ribavirina, um medicamento antiviral. Embora a replicação do CHIKV em astrócitos12 humanos derivados de células-tronco13 pluripotentes tenha sido menos suscetível ao sofosbuvir do que foi em células11 de hepatoma, o sofosbuvir prejudicou a produção de vírus1 e a morte celular em uma multiplicidade de formas dependentes de infecção14, além de prevenir o aumento de células11 inflamadas.
O sofosbuvir ainda exibiu atividade antiviral in vivo, prevenindo o edema15 da pata de ratos adultos induzido pelo CHIKV, na dose de 20 mg/kg de peso corporal/dia e preveniu a mortalidade16 em um modelo de camundongo neonatal com doses de 40 e 80 mg/kg/dia. Os dados demonstram que um alphavírus prototípico, CHIKV, também é suscetível ao sofosbuvir. Como o sofosbuvir é um medicamento clinicamente aprovado, essas descobertas podem abrir caminho para que ele se torne uma opção terapêutica17 contra a febre3 Chikungunya.
Leia sobre "Zika vírus1", "Dengue9", "Febre amarela10" e "Os animais que mais matam no mundo".
Fontes:
Antimicrobial Agents and Chemotherapy (ASM), publicação online em 29 de janeiro de 2019.
Fiocruz, em 31 de janeiro de 2019