Nature Medicine: neurofilamentos séricos podem predizer a neurodegeneração e a progressão clínica na doença de Alzheimer pré-sintomática
Um trabalho publicado na revista Nature Medicine mostra que o NfL sérico, um biomarcador sanguíneo, pode dar uma indicação de perda neuronal, prevendo a progressão e a neurodegeneração cerebral nos estágios pré-sintomáticos iniciais da doença de Alzheimer1 familiar, o que sustenta sua utilidade potencial como um biomarcador clinicamente útil nesta patologia2.
Saiba mais sobre "Mal de Alzheimer3".
A cadeia leve do neurofilamento (NfL) é um promissor biomarcador de progressão de doença para várias proteopatias cerebrais. Nesta pesquisa foram alavancadas características únicas do estudo Dominantly Inherited Alzheimer3 Network ou DIAN e a tecnologia de imunoensaio ultrassensível para demonstrar que os níveis de NfL no líquido cefalorraquidiano4 (n=187) e no soro5 (n=405) estão correlacionados entre si e estão elevados nos estágios pré-sintomáticos da doença de Alzheimer1 familiar. O estudo DIAN está sendo realizado para identificar potenciais biomarcadores de desenvolvimento da doença de Alzheimer1 em pessoas que carregam uma mutação6 para esta doença.
A análise longitudinal, intrapessoal, do NfL sérico dinâmico (n=196) confirmou esta elevação e ainda revelou que a taxa de mudança de NfL sérico poderia discriminar portadores de mutação6 daqueles não portadores quase uma década mais cedo do que níveis absolutos transversais de NfL (isto é, 16,2 versus 6,8 anos antes do início dos sintomas7 estimados).
A taxa de mudança do NfL sérico atingiu o pico nos participantes que estavam convertendo-se do estágio pré-sintomático8 para sintomático8 e foi associada ao afinamento cortical avaliado pela ressonância magnética9, mas menos associada à deposição de substância beta-amiloide ou ao metabolismo10 de glicose11 (avaliado por tomografia por emissão de pósitrons).
O NfL sérico foi preditivo tanto para a taxa de afinamento cortical quanto para as alterações cognitivas avaliadas pelo teste Mini–Mental State Examination and Logical Memory. Assim, NfL sérico dinâmico prevê a progressão da doença e a neurodegeneração cerebral nos estágios pré-sintomáticos iniciais da doença de Alzheimer1 familiar.
O líder da pesquisa, Mathias Jucker, professor de biologia celular de doenças neurológicas no German Center for Neurodegenerative Diseases adverte que o teste não é específico para a doença de Alzheimer1. Isto significa que níveis mais altos do neurofilamento indicam danos cerebrais, mas isso também pode ser devido a uma lesão12 cerebral causada por um acidente, por exemplo.
Leia também sobre "Demência13", "Mal de Parkinson" e "Envelhecimento saudável".
Fonte: Nature Medicine, publicação de 21 de janeiro de 2019