Gostou do artigo? Compartilhe!

Um em cada nove homens norte-americanos têm infecção oral por HPV

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cerca de 12% dos homens dos EUA estão infectados com papilomavírus humano (HPV) oral, de acordo com um estudo publicado pelo Annals of Internal Medicine. A prevalência1 entre mulheres é muito menor, cerca de 3% das mulheres nos EUA estão infectadas pelo vírus2.

Saiba mais sobre "HPV (Papilomavírus humano) e verrugas genitais".

Pesquisadores da University of Florida estudaram cerca de 9.000 homens e mulheres, de 18 a 69 anos, que apresentaram amostras orais para testes de HPV como parte da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) de 2011 a 2014. A pesquisa também revelou que:

  • A infecção3 oral por HPV de alto risco foi identificada em aproximadamente 7% dos homens e 1% das mulheres.
  • Entre homens e mulheres que relatam parceiros do mesmo sexo, o HPV oral de alto risco foi encontrado em 13% e 4%, respectivamente.
  • O HPV 16 oral foi seis vezes mais comum nos homens (1,8%) do que nas mulheres (0,3%).
  • A prevalência1 de HPV oral de alto risco foi particularmente elevada entre os homens com pelo menos dois parceiros sexuais orais do mesmo sexo em sua vida, atingindo 22%.
  • Nos homens, a prevalência1 de HPV oral foi maior entre as idades de 50 e 54 anos.
  • A infecção3 oral por HPV foi mais comum naqueles que também tinham infecção3 genital por HPV, ou seja, a prevalência1 de HPV oral entre homens com infecção3 genital simultânea por HPV foi quatro vezes maior (19,3%) do que entre aqueles sem ela (4,4%).
  • A probabilidade prevista de infecção3 por HPV oral de alto risco foi maior entre os participantes negros, naqueles que fumavam mais de 20 cigarros por dia, nos usuários atuais de maconha e naqueles que relataram 16 ou mais parceiros sexuais vaginais ou orais ao longo da vida.

Os pesquisadores observam que dos cânceres relacionados ao HPV, nos EUA, o carcinoma4 de células5 escamosas orofaríngeas é o mais comum.

Veja também sobre "Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)" e "Sexo anal: existem riscos?".

 

Fonte: Annals of Internal Medicine, em 17 de outubro de 2017

 

NEWS.MED.BR, 2017. Um em cada nove homens norte-americanos têm infecção oral por HPV. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1305903/um-em-cada-nove-homens-norte-americanos-tem-infeccao-oral-por-hpv.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
Gostou do artigo? Compartilhe!