Gostou do artigo? Compartilhe!

Cigarro na gestação afeta comportamento social dos filhos na adolescência, publicado pelo Journal of Epidemiology & Community Health

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Embora muitos estudos observacionais tenham encontrado uma forte associação entre o tabagismo durante a gravidez1 e o comportamento antissocial da prole, a probabilidade de que essa relação seja causal permanecia pouco clara até o momento.

Para comentar a potencial causalidade desta associação, uma pesquisa recentemente publicada no periódico Journal of Epidemiology & Community Health utilizou um tipo de abordagem de decomposição para examinar a relação entre o uso de cigarro na gestação e múltiplos índices de comportamento antissocial na adolescência e idade adulta.

Os participantes do estudo eram descendentes de mulheres inscritas no Projeto Collaborative Perinatal Project em Providence e Boston. As informações sobre o tabagismo na gravidez1 foram coletadas prospectivamente. O comportamento antissocial foi avaliado através de autorrelato e através de pesquisas de registros oficiais. Um subconjunto da descendência adulta (idade média: 39,6 anos) foi matriculado em um estudo de acompanhamento de famílias com múltiplos irmãos. Os participantes fizeram relatos sobre comportamentos antissociais juvenis e adultos durante uma entrevista estruturada (n = 1684). Foram obtidos registros oficiais de comportamentos criminosos juvenis (n = 3447) e na vida adulta (n = 3433) dos participantes da coorte2 de Providence.

Após avaliações com modelos estatísticos apropriados, os resultados mostraram que o uso do cigarro durante a gravidez1 estava associado a uma série de comportamentos antissociais. Por exemplo, o cigarro na gestação foi associado à maior probabilidade de níveis elevados de comportamentos antissociais durante a adolescência e a idade adulta, bem como a comportamentos violentos e não violentos durante ambos os períodos de desenvolvimento. O que mostra ser consistente com um efeito causal pequeno a moderado do tabagismo na gestação em relação ao comportamento antissocial apresentado na adolescência e na vida adulta.

Leia também "Parar de fumar: como é?", "Fumante passivo - como evitar os danos?", "Depressão na gravidez1", "Você sabe o que é transtorno ansioso social?" e "O que são fobias3?"

Fonte: Journal of Epidemiology & Community Health, publicação online de 10 de julho de 2017

 

NEWS.MED.BR, 2017. Cigarro na gestação afeta comportamento social dos filhos na adolescência, publicado pelo Journal of Epidemiology & Community Health. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1300668/cigarro-na-gestacao-afeta-comportamento-social-dos-filhos-na-adolescencia-publicado-pelo-journal-of-epidemiology-amp-community-health.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
3 Fobias: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
Gostou do artigo? Compartilhe!