JAMA: colonoscopia após teste imunoquímico fecal positivo deve ser realizada em intervalo de até 10 meses
Em uma revisão retrospectiva de 70.124 pacientes, com idades entre 50 e 75 anos, que tiveram resultados de teste imunoquímico fecal positivos (FIT), foi descoberto que a colonoscopia1 de seguimento realizada com mais de 10 meses após o FIT positivo, em comparação com 8 a 30 dias, foi associada a um aumento de quase 50% no risco de diagnóstico2 de qualquer câncer3 colorretal. Este artigo, publicado online no periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA), foi coordenado por Douglas A. Corley, da Divisão de Pesquisa do Kaiser Permanente Northern California, em Oakland, na California.
Saiba mais sobre "Sangue4 oculto nas fezes", "Colonoscopia1" e "Câncer3 colorretal".
Embora pesquisas adicionais sejam necessárias para determinar se esta relação observada é causal, o risco aumentado ao longo do tempo em toda a população do estudo apoia a necessidade de recomendações baseadas em evidências sobre o acompanhamento desses pacientes, relatam os autores.
Neste estudo de coorte5, não houve aumento significativo no risco de câncer3 colorretal ou de doença em estágio avançado associada para o seguimento com colonoscopia1 realizada em até 10 meses, em comparação com a colonoscopia1 realizada em 8 a 30 dias após resultado de FIT positivo. Somente no seguimento com colonoscopia1 realizada após 10 meses observou-se esta associação.
O teste imunoquímico fecal (FIT) é comumente usado para rastreio do câncer3 colorretal e os resultados positivos do teste exigem colonoscopia1 de seguimento. No entanto, os intervalos de seguimento variam, o que pode resultar numa progressão neoplásica6.
Leia também: "Pólipos7 intestinais podem virar câncer3?" e "O que fazer para prevenir o câncer3?".
Fonte: JAMA, publicação online, de 25 de abril de 2017