Uso de estatinas para a prevenção primária de doenças cardiovasculares em adultos: recomendações do US Preventive Services Task Force
As doenças cardiovasculares1 (DCV) são a principal causa de morbidade2 e mortalidade3 nos Estados Unidos, representando 1 em cada 3 óbitos entre adultos. Foram publicadas pelo The Jama Network as novas recomendações do USPSTF (US Preventive Services Task Force), com o objetivo de atualizar as recomendações de 2008 sobre a triagem de distúrbios lipídicos em adultos.
O USPSTF analisou as evidências sobre os benefícios e danos da triagem e tratamento da dislipidemia em adultos com 21 anos ou mais; os benefícios e os danos causados pelo uso de estatinas na redução de eventos cardiovasculares (CV) e da mortalidade3 em adultos sem história de eventos de DCV; se os benefícios do uso de estatina variam de acordo com o subgrupo, características clínicas ou dosagem; e os benefícios de várias estratégias de tratamento em adultos com 40 anos ou mais sem história de eventos de DCV.
Veja também "Artigo de revisão mostra que médicos precisam conhecer melhor os efeitos adversos das estatinas como dores musculares, perdas cognitivas e neuropatia periférica4".
O USPSTF recomenda que os adultos sem história de doença cardiovascular (DCV) (ou seja, sem doença arterial coronária sintomática5 ou acidente vascular cerebral6 isquêmico7) usem estatinas em dose baixa a moderada para a prevenção de eventos cardiovasculares e mortalidade3 quando todos os critérios a seguir forem atendidos:
- Ter entre 40 e 75 anos de idade;
- Ter um ou mais fatores de risco de DCV (isto é, dislipidemia, diabetes8, hipertensão9 ou tabagismo);
- Ter um cálculo10 de risco de evento cardiovascular em 10 anos de 10% ou mais (recomendação B).
Recomenda-se que os clínicos ofereçam seletivamente estatinas em dose baixa a moderada a adultos de 40 a 75 anos, sem história de DCV, que tenham um ou mais fatores de risco para DCV e um cálculo10 de risco de evento CV em 10 anos de 7,5% a 10% (recomendação C).
O USPSTF conclui que a evidência atual é insuficiente para avaliar o equilíbrio de benefícios e danos de iniciar o uso de estatina para a prevenção primária de eventos CVD e mortalidade3 em adultos com 76 anos ou mais sem história de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral6 (Primeira declaração).
Leia mais sobre "Colesterol11 alto", "Acidente Vascular Cerebral6", "Infarto do Miocárdio12", "Diabetes8", "Hipertensão arterial13" e "Tabagismo".
Fontes: US Preventive Services Task Force e The JAMA Network, em 15 de novembro de 2016