Gostou do artigo? Compartilhe!

Tratamentos para náuseas e vômitos durante a gravidez e hiperêmese gravídica: artigo de revisão publicado pelo JAMA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Náuseas1 e vômitos2 afetam aproximadamente 85% das mulheres grávidas. A forma mais grave, a hiperêmese gravídica, afeta até 3% das gestantes e pode ter sequelas3 físicas e psicológicas adversas significativas.

Para resumir as evidências atuais sobre os tratamentos efetivos para as náuseas1 e vômitos2 durante a gravidez4 e a hiperêmese gravídica foi feita uma revisão sistemática da literatura incluindo dados de quase nove mil gestantes de 67 ensaios clínicos5 randomizados (ECR) e 11 estudos não randomizados.

Leia sobre "Hiperêmese gravídica" e "Enjoos na gravidez4 e hiperêmese gravídica: protocolo de cuidados do Royal College of Obstetricians & Gynaecologists".

Evidências de 35 ensaios clínicos5 randomizados com baixo risco de viés indicaram que gengibre, vitamina6 B6, anti-histamínicos, metoclopramida (para sintomas7 leves), doxilamina-piridoxina e ondansetrona (para sintomas7 moderados) foram associados à melhora dos sintomas7 em comparação com placebo8.

Um ECR (n=86) relatou maiores benefícios dos sintomas7 moderados com associação de psicoterapia. Para sintomas7 moderados a graves, um ECR (n=60) sugeriu que a combinação de doxilamina-piridoxina tomada preventivamente reduziu o risco de recorrência9 dos sintomas7 moderados a graves em comparação com o tratamento iniciado após a ocorrência dos sintomas7 (15,4% vs 39,1% [P<0,04]).

Um ECR (n=83) constatou que a ondansetrona foi associada com menores escores de náuseas1 no 4° dia de tratamento do que a metoclopramida, mas não para os episódios de vômitos2. Embora não tenha havido diferença na tendência dos escores de náuseas1 durante o período de estudo de 14 dias, a tendência nos escores de vômitos2 pontuação foi melhor no grupo ondansetrona.

Um ECR (n=159) não encontrou nenhuma diferença entre a metoclopramida e a prometazina após 24 horas. Três ensaios clínicos5 randomizados compararam corticosteroides com placebo8 ou prometazina ou metoclopramida em mulheres com sintomas7 graves. Melhorias foram observadas em todos os grupos de corticosteroides, mas apenas uma diferença significativa entre os corticosteroides versus metoclopramida foi relatada (redução da êmese10: 40,9% vs 16,5% no 2° dia; 71,6% vs 51,2% no 3° dia; 95,8% vs 76,6% no 7° dia [n=40, P<0,001]). Para outras intervenções, as evidências foram limitadas.

Concluiu-se que para sintomas7 leves de náuseas1 e vômitos2 da gravidez4, gengibre, piridoxina, anti-histamínicos e metoclopramida foram associados a maior benefício do que o uso de placebo8. Para sintomas7 moderados, doxilamina-piridoxina, prometazina e metoclopramida foram associadas a maior benefício do que placebo8. A ondansetrona foi associada com melhorias para uma gama de gravidade dos sintomas7. Os corticosteroides podem ser associados com vantagem apenas em casos graves. No geral, a qualidade das evidências nos estudos foi baixa.

Veja também sobre "Sintomas7 Precoces de Gravidez4", "Teste de gravidez4" e "Menstruação11 atrasada".

 

Fonte: The Journal of the American Medical Association (JAMA), volume 316, número 13, de 4 de outubro de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Tratamentos para náuseas e vômitos durante a gravidez e hiperêmese gravídica: artigo de revisão publicado pelo JAMA. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1277623/tratamentos-para-nauseas-e-vomitos-durante-a-gravidez-e-hiperemese-gravidica-artigo-de-revisao-publicado-pelo-jama.htm>. Acesso em: 9 dez. 2019.

Complementos

1 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
2 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Sequelas: 1. Na medicina, é a anomalia consequente a uma moléstia, da qual deriva direta ou indiretamente. 2. Ato ou efeito de seguir. 3. Grupo de pessoas que seguem o interesse de alguém; bando. 4. Efeito de uma causa; consequência, resultado. 5. Ato ou efeito de dar seguimento a algo que foi iniciado; sequência, continuação. 6. Sequência ou cadeia de fatos, coisas, objetos; série, sucessão. 7. Possibilidade de acompanhar a coisa onerada nas mãos de qualquer detentor e exercer sobre ela as prerrogativas de seu direito.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
6 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
9 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
10 Êmese: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Sinônimo de vômito. Pode ser classificada como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
11 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
Gostou do artigo? Compartilhe!