Rato com gene que mata especificamente clulas tumorais e no agride as clulas saudveis produzido em laboratrio
Um rato resistente a vários tipos de câncer1, inclusive tipos de tumores agressivos, foi produzido em laboratório por cientistas da Universidade de Kentucky. A novidade deriva de uma descoberta de um professor de medicina radioativa do UK College of Medicine, Vivek Rangnekar, e de uma equipe de estudiosos que encontraram um gene supressor2 de células3 tumorais chamado de “Par-4”, o qual mata células3 cancerosas sem agredir células3 saudáveis.
Os cientistas descobriram que o gene "Par-4" mata células3 cancerosas, mas não células3 normais. Há poucas moléculas que são específicas na luta contra células3 cancerosas. O estudo está sendo financiado por diversas organizações de saúde4 do National Institutes of Health. É um estudo único, no qual os ratos com este gene não estão desenvolvendo tumores e estão crescendo normalmente, sem defeitos. De fato, os animais com o gene "Par-4" estão vivendo poucos meses mais que os animais de controle, indicando que eles não estão apresentando efeitos secundários tóxicos.
O gene foi originalmente descoberto na próstata5, mas ele não é limitado a esta localização. Ele se expressa em todas as células3 estudadas e induz à morte de uma variedade de células3 cancerosas, inclusive, é claro, de células3 prostáticas cancerosas. O maior interesse desta pesquisa é que o gene "Par-4" é seletivo para matar apenas células3 de câncer1 e não mata células3 normais.
A aplicação deste gene em humanos talvez possa ser feita por transplante de medula6. A molécula do gene "Par-4" pode potencialmente ser usada para matar células3 de pessoas com câncer1, sem os efeitos colaterais7 e danosos da quimioterapia8 e radioterapia9. O coordenador do estudo admite que há muito a fazer antes da aplicação deste gene em humanos. O estudo foi publicado na edição de outubro do jornal Cancer1 Research.
Fonte: University of Kentucky