Gostou do artigo? Compartilhe!

Exposição ao cigarro durante a gestação e a lactação pode comprometer a função reprodutiva futura de bebês do sexo feminino

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Cientistas canadenses publicaram, no The Journal of Clinical Investigation, que a exposição ao fumo durante a gravidez1 e a amamentação2 pode comprometer a fertilidade futura de bebês3 do sexo feminino. A exposição a hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, presentes no cigarro, afetou a fertilidade por interferir na formação de óvulos, segundo estudo realizado com camundongos.


Andréa Jurisicova e colaboradores da Universidade de Toronto observaram que a prole feminina de ratas expostas aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, presentes no cigarro, absorve essas toxinas4, as quais afetam a formação de seus óvulos por ativarem excessivamente uma proteína que faz as células5 que formarão os óvulos morrerem.


O estudo mostra que o cigarro pode ter efeitos que só vão surgir anos depois do nascimento da criança.

 

Outros artigos já demonstraram que mulheres e homens expostos ao fumo apenas na vida adulta também apresentam alteração da fertilidade. O cigarro antecipa a menopausa6, tem efeito antiestrogênico, aumenta as chances de aborto durante a gravidez1, além de interferir negativamente no peso do nascimento dos bebês3.


Fonte: The Journal of Clinical Investigation

NEWS.MED.BR, 2007. Exposição ao cigarro durante a gestação e a lactação pode comprometer a função reprodutiva futura de bebês do sexo feminino. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/12219/exposicao-ao-cigarro-durante-a-gestacao-e-a-lactacao-pode-comprometer-a-funcao-reprodutiva-futura-de-bebes-do-sexo-feminino.htm>. Acesso em: 1 dez. 2020.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Toxinas: Substâncias tóxicas, especialmente uma proteína, produzidas durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capazes de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
Gostou do artigo? Compartilhe!