Gostou do artigo? Compartilhe!

Brócolis e couve-flor reduzem risco de câncer de próstata agressivo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Publicado no Journal of the National Cancer1 Institute, estudo prospectivo2 sobre o risco de câncer1 de próstata3 e o consumo de frutas e vegetais mostra que o consumo regular de brócolis e couve-flor pode estar associado a uma redução do risco de câncer1 de próstata3 agressivo, particularmente de doença extra-prostática.

A pesquisa avaliou a associação entre o câncer1 de próstata3 e o consumo de frutas e vegetais em 1338 pacientes com câncer1 de próstata3. A seleção desses pacientes foi feita entre 29361 homens em uma triagem clínica randomizada para câncer1 de próstata3, pulmão4, câncer1 colorretal e câncer1 de ovário5. Os participantes responderam questionários sobre hábitos alimentares e fatores de risco gerais para câncer1 de próstata3.

O consumo de frutas e vegetais não foi relacionado ao risco geral de desenvolver câncer1 de próstata3, entretanto o risco para tumores de próstata3 em estágio III ou IV diminuiu com o aumento da ingestão de vegetais, principalmente brócolis e couve-flor. Uma porção semanal de couve-flor foi associada a uma queda de 52% no risco de desenvolver a forma agressiva da doença. A mesma quantidade de brócolis levou a uma queda de 45% nesse risco.

Foram encontradas algumas evidências de que o risco de câncer1 de próstata3 agressivo diminui também com o aumento do consumo de espinafre, mas estes achados não são estatisticamente significativos.

O presente estudo apresentou algumas limitações: indivíduos que ingerem frutas e vegetais em maior quantidade geralmente são os mesmos que têm o hábito de praticar atividade física regular, não fumar, possuindo estilo de vida mais saudável do que aqueles que ingerem menos frutas e vegetais. Estas associações podem confundir a interpretação dos resultados da pesquisa.


Fonte: Journal of the National Cancer1 Institute

NEWS.MED.BR, 2007. Brócolis e couve-flor reduzem risco de câncer de próstata agressivo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11567/brocolis-e-couve-flor-reduzem-risco-de-cancer-de-prostata-agressivo.htm>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
3 Próstata: Glândula masculina, responsável por produzir o líquido e as proteínas que acompanham os espermatozóides no sêmen. Tem forma de amêndoa e localiza-se na base da bexiga, circundando a saída da uretra.
4 Pulmão: Órgão do sistema respiratório situado na cavidade torácica e responsável pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
5 Ovário: É um órgão par comparável com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura. Ele está preso ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
Gostou do artigo? Compartilhe!