Atalho: 5VI93F5
Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo gene relacionado ao desenvolvimento de asma em crianças pode abrir as portas para novas terapias para a doença

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Cientistas identificaram uma mudança genética que aumenta em 60% as chances de uma criança ter asma1. Esta descoberta pode colaborar para o desenvolvimento de novos tratamentos para uma das doenças crônicas mais comuns da infância.

Os cientistas estudaram o DNA de 2000 crianças com asma1 e de cerca de 1200 crianças sem asma1. Eles descobriram uma grande diferença no cromossomo2 17 dessas crianças. Variações genéticas neste cromossomo2 aumentam a expressão de um gene chamado ORMDL3 nas células3 sangüíneas de crianças com asma1, aumentando o risco de desenvolver asma1 em 60%.

Segundo William Cookson, pesquisador do London's Imperial College's National Heart and Lung Institute e coordenador do estudo, o gene descoberto não está relacionado à alergia4. Isto sugere que outros fatores, além da alergia4, estão relacionados ao processo da doença.<

A asma1 é uma doença inflamatória que causa dificuldade para respirar, tosse e cansaço. De acordo com a Organização Mundial de Saúde5, em alguns países 30% das crianças são asmáticas.

O estudo foi publicado esta semana no jornal Nature. Segundo os coordenadores da pesquisa, trata-se de um achado complexo que exige a realização de novos estudos.

 

Fonte: Nature

NEWS.MED.BR, 2007. Novo gene relacionado ao desenvolvimento de asma em crianças pode abrir as portas para novas terapias para a doença. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11448/novo-gene-relacionado-ao-desenvolvimento-de-asma-em-criancas-pode-abrir-as-portas-para-novas-terapias-para-a-doenca.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Cromossomo: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!