Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo genético indica que homens com diabetes tipo 2 têm menos risco de desenvolver câncer de próstata

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores relatam, em estudo publicado na revista Nature Genetics, que duas variantes no cromossomo1 17 estão associadas ao risco de desenvolver câncer2 de próstata3. Uma das variantes em um íntron (conhecido como “lixo de DNA”) também mostrou proteger contra diabetes tipo 24.

A pesquisa confirma o que outros estudos epidemiológicos anteriores já tinham revelado: os homens com diabetes5 têm menos risco de sofrer câncer2 de próstata3. Julius Gudmundsson e colaboradores identificaram duas variações genéticas do cromossomo1 17 que elevam o risco de desenvolver este câncer2. Esta variação genética também está relacionada ao metabolismo6 da glicose7.

Os homens nos quais se detecte alguma das duas variações genéticas do cromossomo1 17 identificadas têm um risco 21% maior que o da população em geral de desenvolver câncer2 de próstata3 ao longo da vida. Mas homens que possuam essas variações genéticas não necessariamente desenvolverão câncer2 de próstata3.

Fonte: Nature Genetics

NEWS.MED.BR, 2007. Estudo genético indica que homens com diabetes tipo 2 têm menos risco de desenvolver câncer de próstata. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11439/estudo-genetico-indica-que-homens-com-diabetes-tipo-2-tem-menos-risco-de-desenvolver-cancer-de-prostata.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019.

Complementos

1 Cromossomo: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
4 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
Gostou do artigo? Compartilhe!