Gostou do artigo? Compartilhe!

Cefaléia está associada ao aumento da prevalência de retinopatia em pessoas de meia idade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
 

A história de enxaqueca1 e de outros tipos de cefaléia foi associada ao aumento da prevalência2 de retinopatia em indivíduos de meia idade, sustentando a hipótese de que a disfunção neurovascular pode levar a cefaléias3 vasculares4. É a conclusão de uma pesquisa publicada este mês na revista científica Neurology.


Pesquisadores da Universidade do Norte da Califórnia, em Chapel Hill, realizaram um estudo com uma coorte5 bi-racial de 10.902 indivíduos com idade entre 51 e 71 anos. Todos os participantes tinham história de cefaléia definida por critérios diagnósticos da International Headache Society e também uma retinografia6. Foi investigada a associação entre cefaléias3 (enxaqueca1/outras cefaléias3 com aura/enxaqueca1 sem aura/outras cefaléias3 sem aura/sem cefaléia) e alterações microvasculares da retina7 (retinopatia/estreitamento arteriolar focal/fenda arteriovenosa/calibre de vênulas8 e arteríolas9).


A conclusão é de que aqueles indivíduos com história de cefaléia têm 1,3 a 1,5 mais chance de ter retinopatia do que aqueles sem cefaléia.


Kathryn M. Rose, coordenadora da pesquisa, diz que esta associação persiste mesmo depois do uso de fatores de correção para diabéticos, hipertensos, fumantes, idade e sexo.


Fonte: Neurology

NEWS.MED.BR, 2007. Cefaléia está associada ao aumento da prevalência de retinopatia em pessoas de meia idade. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11274/cefaleia-esta-associada-ao-aumento-da-prevalencia-de-retinopatia-em-pessoas-de-meia-idade.htm>. Acesso em: 17 out. 2019.

Complementos

1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
4 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
5 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
6 Retinografia: É uma fotografia da retina ou do nervo óptico que é feita com auxílio do retinógrafo. As principais indicações são para diagnóstico e acompanhamento das doenças vítreo retinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico. O exame deve ser feito com a pupila dilatada e demora cerca de 5 a 10 minutos.
7 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
8 Vênulas: Vasos minúsculos que coletam sangue proveniente de plexos capilares e unem-se para formarem veias.
9 Arteríolas: As menores ramificações das artérias. Estão localizadas entre as artérias musculares e os capilares.
Gostou do artigo? Compartilhe!